25

mar

Repórter: Danilo Cordeiro, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Toni Vasconcelos às 16:05 hrs

Estudantes de cursos de Direito da UNEB participam de competição internacional de arbitragem

A equipe do Núcleo de Competições Jurídicas (NCJ) da UNEB vai participar da 28ª Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot Competition (28th Vis Moot), que acontece de amanhã (26) a 1º de abril.

O evento, que é a maior competição de tribunais arbitrais internacionais para estudantes de Direito do mundo, visa oportunizar a aproximação dos discentes na prática do direito comercial internacional, além de terem contato com integrantes das mais diversas culturas jurídicas.

Nessa edição, o campeonato irá retratar um caso fictício envolvendo uma disputa decorrente de um contrato de compra e venda de mercadorias de países signatários da Convenção das Nações Unidas para Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias (CISG), cujo conteúdo versa sobre a patente do vetor viral para desenvolvimento de vacina contra a covid-19.

Como acontece a competição?

A disputa se desenvolve em duas fases distintas: escrita e oral. Os competidores recebem o caso e submetem duas petições: uma com as razões do autor e a outra com as razões do réu, devendo ser analisados todos os documentos relevantes ao caso, disponibilizados pela organização do evento.

A edição, que será realizada de forma virtual, é promovida pela Universidade de Viena, na Áustria. As rodadas orais da competição ocorrerão entre os dias 30 de março e 1º de abril. 

Pela UNEB, participarão 17 estudantes do 3º ao 9º semestre de cursos de Direito da instituição.

Núcleo de Competições Jurídicas

O Núcleo de Competições Jurídicas (NJC) da UNEB é um projeto de extensão com o objetivo de proporcionar aos estudantes da área prática jurídica por meio das competições jurídicas, caracterizadas como julgamentos simulados em que equipes representando várias universidades se enfrentam em duelos de sustentação oral.

O projeto é criado e mantido por alunos de cursos de Direito dos campi de Salvador, Camaçari, Itaberaba, Brumado, Valença e Juazeiro da universidade, de todos os semestres. Atualmente o núcleo conta com cerca de 60 membros.

Imagens: Divulgação/Internet, com arte de Anderson Freire/Ascom.