20

mar

Autor: Lorena Simas, NAC/DEDC/Campus VII, com edição do Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Toni Vasconcelos às 22:15 hrs

Campus VII promove minicurso em parceria com Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)

“Educação, ética e pesquisa em defesa da vida” é o tema de minicurso ofertado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe), do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII, em Senhor do Bonfim.  

A iniciativa conta com a parceria do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da universidade. As inscrições podem ser realizadas até esta segunda-feira (22), tendo como critério de seleção, a ordem de inscrição. 

O minicurso acontece nos dias 15 e 16 de abril, das 14h às 17h, por meio da plataforma virtual Microsoft Teams. A atividade terá certificação de 6 horas, emitida pelo Nupe. 

Ministrado pelo vice-coordenador do CEP, Aderval Nascimento, o minicurso vai abordar os principais motivos da criação dos comitês de ética em pesquisa e breve histórico da existência dos CEPs no Brasil. Também discutirá acerca dos princípios éticos que norteiam a pesquisa com seres humanos, desde o surgimento até a atualidade, apresentando as resoluções que orientam a pesquisa com seres humanos no país.

Constam ainda da programação o funcionamento do CEP UNEB, as características dos projetos de pesquisa que precisam ou não precisam de apreciação de um comitê de ética e as etapas do processo de apreciação ética na Plataforma Brasil (documental e conteúdos do projeto).

Estão sendo disponibilizadas 50 vagas, sendo 20 para docentes, 10 para técnicos e analistas e 10 para estudantes, todos do Campus VII, além de 10 para a comunidade externa.

Informações e inscrição neste link: encurtador.com.br/uDGK0. 

Imagem: Divulgação/NAC/DEDC/Campus VII.