11

mar

Autor: Consu/UNEB   |   Postado por: Wânia Dias às 11:05 hrs

UNEB se manifesta em defesa do SUS e da celeridade da vacinação contra Covid 19

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio de seu Conselho Universitário (Consu), reunido em 10 de março de 2021, reafirma para toda a sociedade baiana seu posicionamento em defesa ao Sistema Único de Saúde (SUS) e o compromisso com a ciência, ao tempo em que solicita medidas urgentes por parte das autoridades competentes para a celeridade da vacinação do povo brasileiro.

Desde o início da pandemia, causada pela COVID-19, há cerca de um ano, o país enfrenta atualmente o seu mais trágico momento. Após cerca de 270 mil brasileiros vitimados pela Covid-19, com mais de dois mil mortos diariamente, é urgente que o governo federal elabore e execute um plano de vacinação amplo e consistente, que contemple toda a população brasileira, priorizando os mais vulneráveis.

O Brasil, através do SUS, garantiu, ao longo de anos, um dos melhores programas de imunização do mundo, chegando a vacinar milhões de pessoas em um único dia e, hoje, assiste à falta de vontade e de articulação do Ministério da Saúde para diminuir a já manifestada tragédia sanitária e garantir o acesso à vacina contra a covid-19 para a nossa população.

A UNEB se coloca ao lado dos pesquisadores e trabalhadores da saúde que, diuturnamente, se empenham para que a vacina, única solução até o momento contra a doença, seja acessível a todos os brasileiros. Também se empenha no combate às falsas notícias, que confundem a população, sobretudo, os grupos mais vulneráveis da sociedade, tornando ainda mais complexo o processo de imunização e a popularização das medidas preventivas que evitam a propagação do vírus.

A universidade posiciona-se na defesa do encontro de caminhos políticos, diplomáticos, parcerias e mecanismos que ajudem a acelerar o processo de vacinação pelo SUS e salvar vidas, e se coloca à disposição, tanto na cessão de estrutura física de todas as suas unidades acadêmicas para sediar polos de vacinação, quanto no apoio de professores, técnicos e estudantes dos cursos de saúde e de outras áreas para auxiliar no planejamento, organização e execução das ações de combate à covid-19.

SUS fortalecido! Vacina para todos já!