04

mar

Autor: EPP/UDO   |   Postado por: Wânia Dias às 11:53 hrs

UNEB divulga recurso de Peticionamento para discentes da UNEB através do SEI Bahia

O Escritório de Processos e Projetos (EPP), grupo de trabalho da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), comprometidos com as estratégias adotadas pela UNEB durante o período de distanciamento social, informa que se encontra disponível no Sistema Eletrônico de Informações – SEI Bahia o recurso de Peticionamento para usuários externos do sistema. Podem ser habilitados como usuários externos os interessados (agentes externos à organização) que tenham necessidade de interagir com o SEI Bahia, como, por exemplo, os estudantes.

Com este novo recurso, o estudante habilitado como usuário externo poderá formalizar a sua própria solicitação no SEI Bahia, preenchendo e assinando documentos, incluindo documentações complementares  e acompanhando o andamento do seu processo diretamente no SEI.

Os estudantes da universidade podem fazer uso do recurso de peticionamento para dar entrada nos seus processos de demandas acadêmicas, no entanto, primeiramente é necessário que o discente interessado em fazer uso deste recurso se habilite como usuário externo do sistema SEI. Instruções para esse processo podem ser obtidas clicando aqui.

Após a devida habilitação, o estudante estará apto para acessar o Ambiente para Usuários Externos SEI Bahia e formalizar suas solicitações diretamente. Vale ressaltar que o processo de habilitação para utilização do peticionamento eletrônico possui caráter opcional, tratando-se de um recurso para facilitar a vida acadêmica do aluno, em especial neste período de pandemia e isolamento social, permitindo que o mesmo dê entrada nas demandas via internet, sem necessidade de contato presencial com o protocolo da universidade.

A fim de gerenciar o fluxo do atendimento ao estudante nesta nova modalidade, toda solicitação registrada será encaminhada ao protocolo do departamento, que por sua vez se encarregará de realizar a distribuição para o setor em seu departamento responsável por realizar o atendimento à demanda do estudante.

 Observações importantes:

  1. Para utilizar o peticionamento os usuários (estudante) devem estar previamente habilitados como usuários externos do SEI Bahia;
  2. A utilização do peticionamento não é obrigatória, o estudante poderá continuar dando entrada através do protocolo do departamento e o servidor formalizando o processo no SEI Bahia;
  3. A habilitação como usuário externo ao SEI Bahia, uma vez liberada, não possui prazo de validade para utilização;
  4. A habilitação como usuário externo ao SEI Bahia permite o peticionamento de serviços de outros órgãos que estejam disponíveis, não somente da UNEB;

A instrução de uso deste novo recurso poderá ser acessada no através do Infográfico SEI 20ª Edição, publicado no site do Escritório de Processos e Projetos.

No total, 43 tipos de processos para atender solicitações de estudantes de graduação e pós-graduação, presencial e EAD, foram habilitados neste novo módulo. A lista completa com os tipos de processos habilitados para uso no módulo Peticionamento pode ser consultada ao final desta nota.

Qualquer dúvida que os estudantes possuam sobre o Peticionamento, estamos à disposição através do e-mail peticionamentosei@uneb.br.

Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO)
Escritório de Processos e Projetos (EPP)