27

fev

Repórter: Danilo Cordeiro, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 17:40 hrs

Semana de Acolhimento recebe comunidade acadêmica para iniciar semestre 2021.1; atividades acontecem nos 26 campi entre 01 e 06/03

A UNEB vai promover a Semana de Acolhimento entre os dias 1º e 6 de março, com transmissão online, no canal da TV UNEB, no YouTube.

A ação institucional tem por finalidade acolher a comunidade acadêmica e apresentá-la a estrutura da universidade para as atividades do semestre letivo especial 2021.1.

“Infelizmente, devido à pandemia, a recepção de nossos estudantes neste início de semestre letivo mudou, será a distância, mas o entusiasmo e alegria em recebê-los se mantém igual. Reforço que, mesmo este sendo um momento desafiador para todos nós, estamos encontrando caminhos para seguir em frente, garantindo aos nossos discentes a continuidade de seu percurso formativo de forma eficiente e qualificada”, destacou o reitor da UNEB, José Bites de Carvalho.

A programação do evento reserva aula inaugural que será ministrada pela  professora Maria Inez Carvalho (Ufba), no dia 1º de março, a partir das 9h. A docente abordará o tema “Isto é uma escola – danças, piruetas e mascaradas”.

O evento ainda contará com a live “Universidade: um novo mundo em um velho mundo”, que com a participação do psicólogo e psicanalista da UNEB, Cauê Ribeiro, no dia 2 de março, às 9h.

Durante a programação, serão sorteados livros da Editora da UNEB (EdUNEB): “Espaços do Eu na obra Infiel de Ayaan Hirsi Ali”, “Encruzilhadas no Coração de Shirley”, “O que fazer com o cabelo de Marley?”, e a “Série Ações Afirmativas: Educação e Direitos Humanos”.

Expectativas para o ensino, pesquisa e extensão

Com as dificuldades que a crise sanitária impõe, as pró-reitorias de Ensino de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Ensino de Pós-graduação (PPG) e de Extensão (Proex) da UNEB destacam a importância de dar continuidade as atividades acadêmicas e projetos da instituição, mesmo que de forma remota.

“Entendemos que o formato de ensino remoto é necessário para a continuidade do funcionamento da instituição, e temos ciência dos seus desafios, uma vez que será o primeiro semestre remoto na história da universidade, mas reiteramos que, com a realização dele, oportunizamos aos estudantes a manutenção do seu vínculo institucional e favorecimento de outros modelos de oferta, possibilitando assim o enriquecimento curricular a toda a comunidade acadêmica”, destacou a pró-reitora da Prograd, Eliene Maria da Silva.

Para a pró-reitora da PPG, Márcea Sales, o ano de 2021 dá seguimento aos desafios impostos pela pandemia e torna-se fundamental que a comunidade unebiana seja acolhida para o reinício de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

“É importante que tenhamos ciência das nossas responsabilidades institucionais para que, para além da realização destas atividades, as pessoas sintam que estamos atuando na perspectiva da garantia do direito à educação, pautados no direito maior: a uma vida digna e com saúde. Assim, manteremos todos os protocolos recomendados pelas instituições de saúde, para que tenhamos um ano acadêmico produtivo”, salientou a gestora.

Segundo a pró-reitora da Proex, Adriana Marmori, a expectativa é que os projetos continuem sendo desenvolvidos de forma remota, articulados ao ensino e a pesquisa, “cumprindo seu papel social junto à comunidade externa. E a comunidade acadêmica se mobilizando (de suas casas) para produção de conhecimentos e diálogo com os diferentes grupos sociais, colaborando para juntos superarmos esse momento difícil de pandemia”, ressaltou a gestora.

Ações Afirmativas e Assistência estudantil

As pró-reitorias de Ações Afirmativas (Proaf) e de Assistência Estudantil (Praes) também estão adaptando suas atividades para este momento de pandemia, envidando esforços para continuar desenvolvendo ações que oportunizem ao aluno vivenciar uma rotina acadêmica produtiva nesse período de aulas em formato remoto.

“A nossa expectativa é que todos os nossos estudantes possam conviver com esse novo momento não presencial, utilizando de forma efetiva as tecnologias de informação para o seu processo formativo. O que for possível nós estaremos juntos e apoiando os discentes nessa caminhada”, salientou a pró-reitora da Proaf, Amélia Maraux.

A pró-reitora da Praes, Elivânia Reis reforçou que durante este semestre remoto, a Praes irá atuar no fortalecimento da política de assistência estudantil de modo a viabilizar a permanência acadêmica dos estudantes.

“Entre as ações empenhadas estão o auxílio à inclusão digital, a execução do Programa de Bolsa Auxílio Complementar e a continuidade do projeto “Praes Entre Nós”, através da realização de transmissões ao vivo, pelo aplicativo Instagram Live, com temáticas diversas relacionadas à juventude e ao contexto universitário durante a pandemia”, detalhou a gestora.

As aulas do semestre letivo 2021.1 terão início no dia 8 de março e serão realizadas de forma remota, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UNEB.