25

fev

Repórter: Danilo Cordeiro, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 19:14 hrs

Ambiente Virtual de Aprendizagem da UNEB receberá novo layout; plataforma ficará fora do ar para atualização de 26/02 a 01/03

Com objetivo de melhorar as condições de acesso e trabalho para discentes e docentes, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais efetivo, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UNEB vai receber novo layout e novos recursos de acessibilidade.

As mudanças na plataforma digital, implementadas pelas Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) e Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO) da universidade, terão como benefícios mais segurança, impacto visual e facilidade no acesso.

As modificações vão permitir ao usuário melhor experiência de uso no AVA, com recursos mais modernos e aplicação totalmente responsiva a qualquer tipo de tela (computador, celular ou tablet).

Também será disponibilizado recurso que permitirá ao discente fazer download das aulas, armazenando-as em seu computador, para assistir quando desejar, mesmo que esteja no momento sem acesso à internet.

“Desde 2019, estamos pensando em melhorias tecnológicas para a modalidade de educação a distância na UNEB. Já implementamos melhorias na infraestrutura técnica, segurança de dados e institucionalização de ações em tecnologia. Essa é mais uma importante ação planejada e executada por uma gestão conjunta, que trará para alunos e docentes melhor navegabilidade na plataforma, potencializando o processo de ensino-aprendizagem”, explicou a coordenadora da Unead, Tânia Benevides.

Segundo o chefe da UDO, Benjamin Filho, as novas atualizações do sistema são de extrema importância, tanto neste momento de pandemia como para os próximos, para a forma da universidade lidar com as tecnologias no cotidiano acadêmico.

“Trazemos para a realidade da universidade a modernização dos recursos e processos do ambiente virtual, atualização na parte visual, novas funcionalidades e formas de integração entre as pessoas através da mediação tecnológica”, destacou o gestor.

As alterações na plataforma vão ocorrer, primeiramente, para os cursos de graduação na modalidade presencial, em seguida serão beneficiados os cursos de graduação EaD, o UPT Digital, o Opará Digital e as demais atividades de extensão.

Por conta das modificações, entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, a plataforma virtual ficará fora do ar para atualização do sistema. A partir do dia 2 de março, os usuários poderão acessá-la normalmente com os novos recursos instalados.