05

fev

Repórter: Danilo Cordeiro, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 18:50 hrs

UNEB abre inscrições para concessão de auxílio à inclusão digital; benefício vai contemplar 5 mil estudantes

A UNEB, por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Praes), vai abrir inscrições para o processo seletivo de concessão de auxílio de suporte emergencial à inclusão digital para os estudantes da universidade, entre os dias 8 e 15 de fevereiro.

O benefício assistencial é direcionado para estudantes regularmente matriculados para o primeiro semestre letivo de 2021 e de programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), na modalidade presencial e de oferta continua.

Os interessados devem realizar inscrição no site www.selecao.uneb.br/inclusaodigital2021.1, de acordo com os critérios e documentação estabelecidos no edital do processo seletivo.

O auxílio visa a manutenção das atividades acadêmicas dos estudantes da universidade, via mediação tecnológica, durante a suspensão das atividades presenciais, em virtude da pandemia da Covid-19.

“Esse auxílio pretende contribuir para a assistência e permanência acadêmica dos estudantes da UNEB, em situação de vulnerabilidade social e econômica, contribuindo também com o processo formativo dos discentes”, explicou a pró-reitora da Praes, Elivânia Reis.

Duas modalidades de auxílio

De acordo com o edital de seleção, o benefício pretende atender cinco mil estudantes e é dividido em duas modalidades: Auxílio Financeiro, com até dois mil discentes contemplados; e o Auxílio Conectividade, com até três mil discentes contemplados.

O Auxílio Financeiro é concedido em parcela única no valor de R$ 800, para aquisição, acesso ou manutenção de equipamentos de tecnologia da informação, com finalidade de acompanhar as atividades acadêmicas, via mediação tecnológica.

Já o Auxílio Conectividade visa concessão de acesso móvel à internet durante seis meses, que será disponibilizado em forma de Gigabytes (GB) adicionais para uso acadêmico, no número do celular com chip e plano de dados ativo informado pelo estudante no ato da inscrição.

O Auxílio Financeiro deve ser requerido por estudantes de primeira graduação. O Auxilio Conectividade pode ser solicitado por discentes de primeira graduação e de programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

O aluno deverá comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica, em consonância com a Política de Assistência Estudantil da Universidade. A análise documental ocorrerá em única etapa e será realizada por comissão constituída pela Praes.

A concessão dos auxílios somente será efetivada após a confirmação da matrícula no semestre letivo 2021.1 via sistema Sagres. Os discentes classificados e contemplados nos processos seletivos anteriores de auxílio à inclusão digital não poderão participar.

Tem dúvidas sobre como preencher o formulário de inscrição?
Acesse aqui o vídeo tutorial!

Informações: www.selecao.uneb.br/inclusaodigital2021.1