15

jan

Repórter: Wânia Dias   |   Postado por: Wânia Dias às 16:08 hrs

Agência UNEB de Inovação integra projeto que irá implantar rede de Inteligência Artificial na Bahia

A UNEB, através da Agência de Inovação, participou do desenvolvimento do projeto de inteligência artificial Espaço BAH.IA, aprovado pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) no último dia 13 de janeiro.

O projeto, que é desenvolvido em parceria com a Uefs, Uesc, Uesb, Ufba, Senai Cimatec, Ifba,  foi apresentado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia (Secti), proponente da iniciativa, e obteve o primeiro lugar na seleção.

A proposta é implantar, ao longo deste ano, uma Rede de Referência de Inteligência Artifical, envolvendo instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado.

O Espaço BAH.IA pretende ofertar formação e capacitação na área de inteligência artificial tendo como público os docentes de instituições públicas de ensino superior, discentes dos cursos de formação/capacitação, além de estudantes de escolas pública do ensino médio e superior.

“A formação de profissionais com competências e habilidades voltadas para as novas tecnologias é uma necessidade. E, com a implementação desse projeto, temos uma oportunidade de ajudar a formar mais pessoas nessa área, aqui na Bahia”, explica José Gileá, coordenador da Agência de Inovação da UNEB.

A iniciativa prevê ainda a produção de conteúdo e metodologia sobre Inteligência Artificial, qualificando o acesso público à informações sobre tecnologias.