27

dez

Repórter: Danilo Oliveira/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 15:37 hrs

Programa do UPT/UNEB estreia nesta segunda (28) na TV Kirimurê (10.2)

Programa será transmitido às segundas-feiras (10h45) e contará com reprises às quartas (20h45). Arte: Adriano Reis/Ascom

Fruto da parceria entre o programa Universidade para Todos (UPT/UNEB) e a TV UNEB, a atração “Estude em Casa” vai estrear nesta segunda-feira (28), às 10h45, na TV Kirimurê (Canal da Cidadania – 10.2).

A iniciativa reúne conteúdos preparatórios e orientadores para a escolha profissional, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e os diversos processos seletivos para ingresso no ensino superior.

O episódio de estreia conta com minidocumentário sobre o programa, uma apresentação sobre a universidade pública no Brasil, participação do reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, e dicas para este momento de definição da carreira. Os episódios serão transmitidos sempre às segundas-feiras, no mesmo horário, e reprisados às quartas-feiras, às 20h45.  

A atração reúne esforços da TV universitária e produtos da plataforma UPT/UNEB – Estude em Casa (Durante o Distanciamento Social), lançada no último mês de abril, como ação emergencial frente às imposições do estado de calamidade pública, provocado pela pandemia da Covid-19.

Além do programa “Estude em Casa”, os interessados podem acessar materiais de apoio, bibliotecas virtuais e dicas exclusivas na plataforma, que é integralmente aberta a todos os públicos e gratuita. 

UPT/UNEB 2020

O Universidade para Todos (UPT) recebeu, neste ano, o status de programa do Governo do Estado da Bahia, através do Decreto nº 20.004. Ele destina-se ao fortalecimento das aprendizagens e preparação dos estudantes concluintes e egressos da Rede Pública de Ensino Estadual e Municipal do Estado da Bahia, para os processos seletivos de ingresso no Ensino Superior.

O Programa UPT é coordenado pela SEC-BA e executado pelas universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Em 2020, participa também a UFRB. Apenas sob a gestão da Universidade do Estado da Bahia, estão sendo ofertadas 8.400 vagas.

Com as alterações promovidas pela publicação do decreto, o Programa UPT conta com três etapas, independentes e complementares. Estão sendo desenvolvidas atividades como a mobilização de inscrições para os processos avaliativos e seletivos, além das demais formas de ingresso no Ensino Superior.

Também está em curso o fortalecimento das aprendizagens e preparação do estudante e da formação inicial e continuada de discentes universitários para o exercício da docência, já que estes participam como monitores em sala de aula.

Assista também aos aulões UPT/UNEB 2020:

12 de dezembro | Área 1 – História e Geografia
13 de dezembro | Área 2 – Química, Física e Biologia
19 de dezembro | Área 3 – Línguas Espanhola, Inglesa e Portuguesa, Literatura e Redação
20 de dezembro | Área 4 – Matemática