20

dez

Repórter: Danilo Oliveira/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 14:08 hrs

UPT/UNEB encerra aulões de 2020 com análises da pandemia através da Matemática

Atividade de hoje (20) encerrou a série de 2020. A programação de aulões segue nos dias 9 e 10 de janeiro

“Como a Matemática Ajuda a Compreender a Covid-19?”, essa foi a pergunta respondida aos cursistas do Programa Universidade para Todos (UPT/UNEB) no último aulão do ano, realizado hoje (20).

Rafael Dourado: A prova do ENEM deve ser realizada de maneira crítica e inteligente

A atividade foi ministrada pelos monitores Raimundo Rodrigues e Rafael Dourado, transmitida pelo canal oficial (YouTube) e integrou as ações intensivas do UPT/UNEB, com foco na preparação para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

“Falamos sobre o que é mais comentado em todo o mundo: a pandemia. Por isso, abordamos os gráficos e diferentes representações de dados matemáticos para compreensão do que é a segunda onda e as médias móveis, por exemplo”, explicou Rafael.

Em sua apresentação, o monitor destacou que a prova do ENEM não é difícil, mas, trabalhosa. E convocou os cursistas para utilizar os aprendizados de maneira crítica e inteligente nas provas de logo mais.

“Foi uma experiência única, muito enriquecedora. Claro que gera ansiedade, mas, foi tranquilo. Interpretei como se estivesse olhando para os nossos alunos. Tentei, ao máximo, encurtar essa distância física entre nós. Unimos a vontade deles de aprender, com a minha de ensiná-los”, destacou Rafael.

Dicas e revisão

O aulão contou também com a apresentação do monitor Raimundo Rodrigues, que exibiu aos cursistas dicas para acelerar cálculos da matemática básica. Algoritmos, potências, frações e os diferentes modelos de gráficos também estiveram em pauta.

“Recebi muitas mensagens dos nossos alunos. Fizemos uma aula interativa, com muita participação. A receptividade foi excelente. A adaptação foi tranquila, por isso, avalio que foi muito bom”, ressaltou Raimundo.

O aulão foi planejado junto à Coordenação Pedagógica do UPT/UNEB e à professora especialista Marluce Alves dos Santos, da Área 3: Matemática.

O monitor Raimundo Rodrigues apresentou dicas para cálculos rápidos de matemática

A iniciativa contou com o trabalho da Equipe de Comunicação do programa, que esteve representada presencialmente, na apresentação e gestão técnica das transmissões, e de maneira remota, no monitoramento das ações e interação com os espectadores.

As atividades foram reformulados frente ao estado de calamidade pública, provocado pela pandemia da Covid-19. Todos os protocolos de higiene e segurança são cumpridos para a realização.

Este foi o quarto aulão do UPT/UNEB em 2020, após série intensiva nas últimas duas semanas. Depois do recesso natalino, as lives retornam, no fim de semana dos dias 9 e 10 de janeiro.

“Encerramos os aulões deste ano com muita alegria e a sensação de dever cumprido. Contamos sempre com apresentações muito qualificadas dos nossos monitores e ampla participação dos nossos cursistas, que estão avançando com muita qualidade na preparação para o ENEM”, celebrou a coordenadora geral do UPT/UNEB, Simone Wanderley.

UPT/UNEB 2020

O Universidade para Todos (UPT) recebeu, neste ano, o status de programa do Governo do Estado da Bahia, através do Decreto nº 20.004. Ele destina-se ao fortalecimento das aprendizagens e preparação dos estudantes concluintes e egressos da Rede Pública de Ensino Estadual e Municipal do Estado da Bahia, para os processos seletivos de ingresso no Ensino Superior.

O Programa UPT é coordenado pela SEC-BA e executado pelas universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Em 2020, participa também a UFRB. Apenas sob a gestão da Universidade do Estado da Bahia, estão sendo ofertadas 8.400 vagas.

Com as alterações promovidas pela publicação do decreto, o Programa UPT conta com três etapas, independentes e complementares. Estão sendo desenvolvidas atividades como a mobilização de inscrições para os processos avaliativos e seletivos, além das demais formas de ingresso no Ensino Superior.

Também está em curso o fortalecimento das aprendizagens e preparação do estudante e da formação inicial e continuada de discentes universitários para o exercício da docência, já que estes participam como monitores em sala de aula.

Assista aos aulões UPT/UNEB 2020:

12 de dezembro | Área 1 – História e Geografia
13 de dezembro | Área 2 – Química, Física e Biologia
19 de dezembro | Área 3 – Línguas Espanhola, Inglesa e Portuguesa, Literatura e Redação
20 de dezembro | Área 4 – Matemática

Foto (home): Ícaro Rebouças/Ascom