19

dez

Repórter: Danilo Oliveira   |   Postado por: Danilo Oliveira às 13:54 hrs

Aulão do UPT/UNEB dá sequência à série de atividades intensivas focadas no ENEM

Penúltimo Aulão do programa em 2020 foi realizado neste sábado (19) e transmitido pelo YouTube

O Programa Universidade para Todos (UPT/UNEB 2020) deu sequência, neste sábado (19), aos aulões do período de ações intensivas com foco na preparação dos cursistas para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

As linguagens em tempo de pandemia foram abordadas através de cinco disciplinas

Neste ano, pela primeira vez na história de 17 anos da iniciativa, as atividades estão sendo promovidas em rodada dupla, sempre aos fins de semana, com transmissão ao vivo para estudantes de todo o estado da Bahia, no canal oficial (YouTube).

“Seguimos firmes em nosso caminho, lado a lado com os nossos cursistas, rumo à universidade. Os monitores deram mais um show, com aulas magníficas. Estamos felizes pelo engajamento de todos e pelos retornos recebidos”, destacou a coordenadora geral do UPT/UNEB, Simone Wanderley.

A iniciativa contou com o trabalho da Equipe de Comunicação do programa, que esteve representada presencialmente, na apresentação e gestão técnica das transmissões, e de maneira remota, no monitoramento das ações e interação com os espectadores.

Todos os protocolos de higiene e segurança foram seguidos para a realização da atividade

Os aulões foram reformulados frente ao estado de calamidade pública, provocado pela pandemia da Covid-19. Todos os protocolos de higiene e segurança são cumpridos para a realização das atividades.

Linguagens em tempos de pandemia

O aulão deste sábado (19) contou com o tema “O Isolamento Social em Tempos de Pandemia e as Múltiplas Linguagens Tecnológicas: Qual é a Sua?”, e foi ministrado pelos monitores Jaqueline Pereira, Vanessa Cerqueira, Rebeca Teles e Marcos Nascimento.

A abordagem foi realizada através das disciplinas da área 3: Línguas Espanhola, Inglesa e Portuguesa, da Literatura e da Redação. Estiveram em pauta assuntos como: as linguagens nas redes sociais; polissemia; gêneros textuais; “los heterosemánticos”; a Segunda Geração Modernista e interpretação textual.

Em clima descontraído, os cursistas cantaram e dançaram junto com os monitores

A atividade foi planejada junto à Coordenação Pedagógica do UPT/UNEB e às professoras especialistas: Norma Leite Martins, Cleber Nogueira, Maria Avani Paim, Libia Gertrudes de Melo e Maria Ionaia Souza.

Este foi o terceiro aulão do UPT/UNEB em 2020. No último fim de semana, foram promovidos outros dois (veja matéria), das áreas 1: História e Geografia e 2: Química, Física e Biologia. O calendário de aulões segue amanhã (20), com Matemática.

UPT/UNEB 2020

O Universidade para Todos (UPT) recebeu, neste ano, o status de programa do Governo do Estado da Bahia, através do Decreto nº 20.004. Ele destina-se ao fortalecimento das aprendizagens e preparação dos estudantes concluintes e egressos da Rede Pública de Ensino Estadual e Municipal do Estado da Bahia, para os processos seletivos de ingresso no Ensino Superior.

O cronograma intensivo de aulões segue amanhã, com a disciplina de Matemática

O Programa UPT é coordenado pela SEC-BA e executado pelas universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Em 2020, participa também a UFRB. Apenas sob a gestão da Universidade do Estado da Bahia, estão sendo ofertadas 8.400 vagas.

Com as alterações promovidas pela publicação do decreto, o Programa UPT conta com três etapas, independentes e complementares. Estão sendo desenvolvidas atividades como a mobilização de inscrições para os processos avaliativos e seletivos, além das demais formas de ingresso no Ensino Superior.

Também está em curso o fortalecimento das aprendizagens e preparação do estudante e da formação inicial e continuada de discentes universitários para o exercício da docência, já que estes participam como monitores em sala de aula.

Foto (home): Qhele Jemima/Ascom