16

dez

Autor: Toni Vasconcelos / Ascom   |   Postado por: Toni Vasconcelos às 19:22 hrs

Consepe aprova Calendário Acadêmico 2021.1; aulas iniciam em março

O reitor José Bites, presidente do Conselho, destacou o diálogo e entendimento na construção do calendário 

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UNEB aprovou ontem (15) o calendário acadêmico para o primeiro semestre letivo do próximo ano.

Entre os principais marcos temporais definidos no documentos, estão o período da matrícula-web 2021.1, de 13 a 18 de fevereiro, e o de começo efetivo das aulas dos componentes curriculares no dia 8 de março, na modalidade remota.

Ficou deliberado ainda que a primeira semana de março será dedicada à integração e acolhimento dos estudantes, com atividades diversas, a exemplo de aula inaugural, cursos de capacitação em mediação tecnológica, debates, palestras, programação artística, envolvendo toda a comunidade acadêmica e a gestão universitária, sempre de modo remoto.

A decisão do Conselho foi tomada em reunião extraordinária nessa terça-feira, por webconferência, via aplicativo Microsoft Teams, transmitida pelo canal da TV UNEB no YouTube.

Da plenária final, participaram 148 conselheiros entre coordenadores de colegiado de todos os campi da UNEB, gestores da administração universitária e representantes docentes e discentes. O Consepe é a maior instância deliberativa da universidade em quantidade de integrantes.

Consenso

Proposta originada das pró-reitorias acadêmicas e modificada em alguns marcos temporais pelo recém-criado Fórum de Coordenadoras e Coordenadores de Colegiado (Forcol) dos cursos de graduação da universidade, o Calendário Acadêmico 2021.1 aprovado pelo Consepe foi resultado de amplo consenso no Conselho pleno, após discussão nas três câmaras técnico-acadêmicas que compõem o órgão.

Na avaliação do reitor José Bites, presidente do Consepe, “esse calendário acadêmico que ora aprovamos foi construído com diálogo e entendimento envolvendo as representações da comunidade acadêmica, os colegiados de curso e os setores da administração universitária”.

Assegurando as férias docentes em janeiro, como ocorre todo ano, o Calendário Acadêmico 2021.1 prevê, para os primeiros dias de fevereiro, a apresentação de um plano de conectividade e de instrução normativa para o trabalho remoto dos professores. O período para o planejamento acadêmico ficou estabelecido de 4 a 10 de fevereiro.

O documento aprovado pelos conselheiros será agora sistematizado, antes de ser publicado oficialmente pela universidade.

Na mesma reunião, o Conselho chancelou 14 resoluções ad referendum constantes da pauta da sessão, que tratam da aprovação de currículos reformados e projetos pedagógicos de alguns cursos de graduação e pós-graduação da universidade.

Fotos (prints): Toni Vasconcelos/Ascom