14

dez

Autor: Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 16:08 hrs

Seminário de educação intercultural indígena acontece entre dias 14 e 18/12

A UNEB, por meio do Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação (Opará), realiza o IV Seminário de Educação Intercultural Indígena Região Norte-Oeste da Bahia entre os dias 14 e 18 de dezembro, no Canal da TV Opará, no Youtube.

A abertura do seminário contará com a presença do secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, do Reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, da pró-reitora de Extensão (Proex) da UNEB, Adriana Marmori, e do cacique Flávio de Jesus Kaimbé.

Também participarão da abertura a coordenadora do Opará, Floriza Sena, a diretora do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VIII da UNEB, em Paulo Afonso, Suzana Menezes, e a deputada estadual Fátima Nunes.

O evento reserva em sua programação uma série de encontros que reunirão pesquisadores e representantes de comunidades indígenas para dialogar sobre as perspectivas da educação escolar indígena no Brasil e na Bahia.

Destaque para a aula magna da Ação Saberes Indígenas na Escola Território Etnoeducacional, que será ministrada pelos professores Rosilene Tuxá (Unifap) e Gersem José Baniwa (Ufam) dia 14 de dezembro, às 19h.

“A UNEB mantém o seu compromisso político e acadêmico com os povos indígenas reafirmando sempre os seus princípios no processo de humanização e emancipação das pessoas, especialmente no que se refere à transformação das realidades humanas e justiça social”, destaca Floriza Sena, coordenadora do Opará.