14

dez

Repórter: Danilo Oliveira/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 08:47 hrs

INÉDITO: UPT/UNEB inicia série de aulões com rodada dupla por mediação tecnológica

Pela 1ª vez em 17 anos do programa, foram promovidos aulões por mediação tecnológica. Foto: Qhele Jemima/Ascom

O Programa Universidade para Todos (UPT/UNEB 2020) deu início, neste fim de semana, aos aulões do período de atividades intensivas com foco na preparação de cursistas para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

Todos os protocolos de higiene e segurança foram seguidos para a realização das atividades

Pela primeira vez na história de 17 anos da iniciativa, foi promovida uma rodada dupla, em eventos transmitidos ao vivo, para estudantes de todo o estado da Bahia, no canal oficial (YouTube).

“Me orgulho muito dos nossos monitores. Todos e todas deram um show! Os aulões foram maravilhosos. A felicidade se estende ao notar que os nossos alunos estão acompanhando as atividades neste novo modelo não presencial e participando ativamente, com muito interesse e aprendizado”, destacou a coordenadora geral do UPT/UNEB, Simone Wanderley.

A iniciativa contou com o trabalho da Equipe de Comunicação do UPT/UNEB, que esteve representada presencialmente, na apresentação e gestão técnica das transmissões, e de maneira remota, no monitoramento das ações e interação com os espectadores.

O evento foi reformulado frente ao estado de calamidade pública, provocado pela pandemia da Covid-19. Todos os protocolos de higiene e segurança foram seguidos para a realização das atividades.

No sábado (12), foi promovido o aulão “Do Colonialismo à Globalização: Entre Histórias e Eventos“, com participação dos monitores Jenniffer Ramos, Gleissia Santos, Alexandre Bartilotti e Tatiana Lyra, da Área 1: História e Geografia.

Os recursos hídricos foram protagonistas das abordagens realizadas no segundo dia

Foram abordados temas como as histórias de resistência indígena e das populações negras escravizadas; o movimento abolicionista; o colonialismo; a história moderna do Brasil; as fases do capitalismo; efeito estufa; inversão térmica e os impactos da urbanização no meio ambiente.

“Esse momento foi muito enriquecedor. Contamos com vocês, sempre participando das nossas atividades. E para quem não assistiu ao aulão, é só correr para o canal do YouTube, porque está salvo. É importante seguir, deixar aquele like, compartilhar com os amigos e ativar o sininho da notificação”, ressaltou Gleissia.

Ontem (13), o evento teve como título “Água: Um Passeio por esta Maravilha da Natureza Através das Ciências e das Tecnologias!”, e foi ministrado pelos monitores Larissa Queiroz, Caio Trindade e Cleone Oliveira, da Área 2: Química, Física e Biologia.

Temas como a disponibilidade de água doce pelo mundo; os usos dos recursos hídricos; poluição e contaminação; os biomas brasileiros; Saúde Pública; energias e produção hidrelétrica foram tratados durante as abordagens das disciplinas.

As atividades foram planejadas junto à Coordenação Pedagógica do UPT/UNEB e às professoras especialistas: Márcia Barreiros, Jussara Portugal, Marta Valéria Almeida, Maria Elisa da Silva e Rebeca Dourado. 

Já nesta semana, sábado (19) e domingo (20), o calendário dos aulões terá continuidade

Nos dois dias, foram registradas 7.116 reproduções, e grande engajamento dos cursistas. O calendário dos aulões segue com eventos já no próximo fim de semana. As atividades são abertas para todos os públicos.

UPT/UNEB 2020

O Universidade para Todos (UPT) recebeu, neste ano, o status de programa do Governo do Estado da Bahia, através do Decreto nº 20.004. Ele destina-se ao fortalecimento das aprendizagens e preparação dos estudantes concluintes e egressos da Rede Pública de Ensino Estadual e Municipal do Estado da Bahia, para os processos seletivos de ingresso no Ensino Superior.

O Programa UPT é coordenado pela SEC-BA e executado pelas universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Em 2020, participa também a UFRB. Apenas sob a gestão da Universidade do Estado da Bahia, estão sendo ofertadas 8.400 vagas.

Com as alterações promovidas pela publicação do decreto, o Programa UPT conta com três etapas, independentes e complementares. Estão sendo desenvolvidas atividades como a mobilização de inscrições para os processos avaliativos e seletivos, além das demais formas de ingresso no Ensino Superior.

Também está em curso o fortalecimento das aprendizagens e preparação do estudante e da formação inicial e continuada de discentes universitários para o exercício da docência, já que estes participam como monitores em sala de aula.