09

dez

Autor: Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 22:32 hrs

AFIRMATIVA: Programa de bolsas para estudantes cotistas inscreve até 23/12

A UNEB, por meio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf), está com inscrições abertas, até o dia 23 de dezembro, para submissão de propostas ao Programa de Bolsas de Pesquisa e Extensão para Estudantes Cotistas – AFIRMATIVA 2020.

Nesta edição, a iniciativa concederá o dobro de bolsas (200), exclusivamente, para estudantes negros(as), indígenas, quilombolas, ciganos(as), pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades, transexuais, travestis e transgênero cotistas regularmente matriculados nos cursos de graduação na modalidade presencial da UNEB.

Os pleiteantes vão concorrer às oportunidades mediante a apresentação de um subprojeto, vinculado a um projeto original proposto por um pesquisador. Todos precisam necessariamente ser orientados por um professor da instituição.

Para a inscrição de propostas, os interessados devem verificar se as respectivas propostas se enquadram na Faixa A (140 bolsas), de temáticas prioritárias, ou na Faixa B (60 bolsas), para temáticas livres.

As inscrições devem ser feitas no Sistema AFIRMA, exclusivamente pelo professor proponente. Em hipótese alguma, a submissão da proposta poderá ser realizada presencialmente.

As inscrições só serão concluídas após a manifestação de anuência por parte do estudante candidato, dentro da plataforma, no subprojeto ao qual foi vinculado.

“Encerramos o ano de 2020 com importantes ações efetivadas na direção da institucionalização das Ações Afirmativas na universidade. Contamos com o EPP (Escritório de Processos e Projetos) e o Núcleo de Desenvolvimento da Gerinf (Gerência de Informática), da Unidade de Desenvolvimento Organizacional da UNEB, para a elaboração do Sistema Afirma. Com ele, foi possível a publicação deste edital do Programa Afirmativa. As inscrições se encontram abertas e esperamos que nossos professores e estudantes acessem”, destaca a pró-reitora (Proaf), Amélia Maraux.

O Programa de Bolsas de Pesquisa e Extensão para Estudantes Cotistas – AFIRMATIVA foi aprovado, em 2016, pelo Conselho Universitário (Consu) da instituição e busca, também, ofertar apoio para permanência qualificada dos(as) discentes e sucesso estudantil.

Informações: Proaf – e-mail afirmativa.proaf@uneb.br.