08

dez

Repórter: Danilo Cordeiro, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 16:10 hrs

UNEB lança mestrado em Modelagem e Simulação de Biossistemas; início das inscrições em janeiro

A UNEB, por meio do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus II, em Alagoinhas, vai ofertar o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Simulação de Biossistemas (PPGMSB).

O novo programa pretende capacitar discentes, em áreas específicas e interdisciplinares de estudo para que assumam posições de liderança em pesquisa, ensino, negócios, indústria e governo, através da articulação das atividades de ensino e pesquisa.

A iniciativa atende alunos egressos dos cursos de Biologia (bacharelado e licenciatura), Matemática (bacharelado e licenciatura), Engenharias, Física, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia, ou que apresentem interesse em uma formação interdisciplinar.

“O programa visa ampliação da base científica e tecnológica, aliada à necessidade de formação de novos pesquisadores, bem como a inserção do desenvolvimento regional sustentável da Bahia e do Nordeste, na construção de bases para o desenvolvimento humano, econômico, social e ambiental sustentável, além da integração da UNEB com os três setores: governo, mercado e sociedade civil”, destacou o coordenador do PPGMSB, Marcos Figueredo.

No curso, o estudante será capaz de conectar-se às demandas tecnológicas (atuais e futuras) e sua formação proporcionará a possibilidade de transformar, compreender, analisar e propor soluções aos diversos problemas locais e regionais relativos à vida e ao meio ambiente, como também desenvolver novas tecnologias ao longo da vida profissional e produtiva.

O curso será na modalidade presencial, nos turnos matutino e vespertino, com duração de até 24 meses.

Início da seleção

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Simulação de Biossistemas (PPGMSB) da UNEB, lançou o edital de seleção para inscrições de aluno regular do curso mestrado, que acontece entre os dias 11 de janeiro e 15 de março de 2021.

Serão distribuídas 20 vagas na área de concentração Modelagem Aplicada a Biossistemas, dívidas em duas linhas de pesquisa: 1) Modelagem e Otimizacão de Biossistemas; e 2) Análise de Biossistemas.

Os interessados deverão realizar inscrição exclusivamente no site do Sistema de Seleção Discente de Pós-Graduação (SSPPG) da universidade, e enviar a documentação exigida no edital. A taxa é de R$ 120.

Para solicitar isenção da taxa de inscrição, o candidato deverá enviar e-mail para ppgmsbdcet2@uneb.br, cujo assunto deve ser “Seleção PPGMSB ISENÇÃO 2021 – “Nome do Candidato”, e enviar a documentação solicitada no certame. O prazo ocorre entre os dias 15 e 18 de janeiro de 2021.

O processo seletivo consiste em duas etapas: homologação das inscrições e avaliação oral (apresentação memorial descritivo, apresentação de anteprojeto de pesquisa e entrevista). O resultado final do certame está previsto para ser divulgado no dia 15 de abril de 2021.

Informações: www.ppgmsb.uneb.br.