30

nov

Repórter: Danilo Cordeiro, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 17:05 hrs

Webinário sobre política de formação de professores celebra 10 anos do Parfor UNEB

A UNEB vai promover o webinário “10 Anos PARFOR–UNEB: legado, desafios e perspectivas da política de formação de professores”, nos dias 9 e 10 de dezembro, com transmissão online, no Canal do Parfor UNEB, no YouTube.

A iniciativa, que faz parte das comemorações alusivas a uma década de atividades do programa, visa refletir e socializar sua contribuição para a formação de professores em exercício e seu legado para a educação básica e para a universidade pública.

O evento contará com a participação de estudantes-professores, egressos, professores formadores, coordenadores gerais de curso, coordenadores locais e técnicos administrativos vinculados ao programa, gestores da UNEB, pesquisadores, representantes de fóruns e secretários municipais de educação.

Os interessados em participar devem realizar inscrição no site do Sistema Gerenciador de Eventos (SGE) da universidade, até o dia 8 de dezembro.

Programação

A programação do evento reserva conferência, mesas-redondas, rodas de conversas, palestra e apresentação das pesquisas acadêmicas produzidas pelos estudantes professores e por professores formadores do programa.

Destaque para a conferência de abertura “PARFOR: formação de professores em exercício e perspectivas de articulação com a Educação Básica”, que será ministrada pelo professor Luiz Dourado, da Universidade Federal de Goiás (UFG), no dia 9 de dezembro, às 10h30.

E também da palestra de encerramento “PARFOR: trajetória, legado, desafios e perspectivas para a formação de professores em exercício”, que será ministrada pela professora Glória Ferro, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no dia 10 de dezembro, às 15h30.

No evento, será lançado o e-book “PARFOR UNEB: experiências e itinerários formativos de professores em exercício”, em que socializa a produção científica de alunos, professores e gestores, além de experiências e estudos sobre o programa.

Parfor – O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) é resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das secretarias de Educação dos estados e municípios que, a partir do regime de colaboração, se propõe a formar professores em exercício nas escolas públicas estaduais e municipais sem formação em nível superior.

Em 10 anos, a UNEB já ofertou 266 turmas em cursos de licenciatura em Pedagogia, Matemática, Letras Vernáculas, Letras com Inglês, História, Educação Física, Geografia, Artes Visuais, Biologia, Computação, Química, Sociologia.

Ao todo, foram formados 6.114 concluintes dos cursos de licenciatura com atuação na Educação Básica. O programa abrange 105 municípios baianos e em 25 territórios de identidade do estado.

Informações: parforuneb10@gmail.com.