25

nov

Repórter: Danilo Cordeiro, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 15:23 hrs

UNEB disponibiliza plataforma digital para armazenamento de produções acadêmicas

Você conhece o Saber Aberto?

Com o objetivo de gerir e difundir a produção científica, acadêmica e cultural da UNEB, o Repositório Institucional Saber Aberto disponibiliza, em formato digital, obras acadêmicas com livre acesso no contexto nacional e internacional.

A plataforma digital é gerida pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade (SISB) e oferece como benefícios a melhoria da comunicação científica, a disseminação do capital intelectual e o aumento da visibilidade da produção científica da instituição.

Lançado em 2015, o sistema tem aproximadamente 1,3 mil obras acadêmicas publicadas. A plataforma é destinada para docentes e discentes da graduação de oferta contínua, dos programais especiais e da pós-graduação, além de servidores técnicos da universidade.

“O Saber Aberto é uma importante ferramenta que oferece visibilidade à universidade em suas atividades acadêmicas, através da facilidade de acesso ao conteúdo da produção científica na internet, e na contribuição para o processo de avaliação das atividades de pesquisa”, destacou a coordenadora do repositório, Luciana Menezes.

A estrutura interna do repositório é organizada por comunidades, subcomunidades e coleções. A comunidade é composta por cada campus da instituição, a subcomunidade é formada pelos seus departamentos, os seus respectivos cursos compõem a coleção, contendo as produções, em conformidade com sua natureza.

O Repositório Institucional da UNEB gratuito e sem fins lucrativos, com garantia de livre acesso.

O que pode ser publicado?

Na plataforma, podem ser publicados artigos, dissertações, livros, periódicos, teses, bem como produções técnicas, vídeos e lives. As obras podem ser divulgadas no formato impresso (arquivo em PDF e link) e no formato digital (arquivo em MPEG e link).

Para publicação, é necessário que as produções acadêmicas tenham caráter científico, acadêmico e cultural e já tenham sido comprovadamente publicadas.

O repositório não contempla a disponibilização de obras inéditas, com exceção das monografias ou trabalho de conclusão de curso (TCC), dissertações e teses, as quais poderão ser depositadas, em sua versão final, após aprovação por banca examinadora.

Como cadastrar e ter acesso

Para realizar cadastro no Saber Aberto, os interessados deverão entrar em contato com a coordenação do repositório para realizar a habilitação, através do mail saberaberto@listas.uneb.br.

Para publicar as produções acadêmicas, o usuário deverá acessar o site www.saberaberto.uneb.br, clicar na opção Entrar e digitar login e senha, na pasta“Meu Espaço”, clicar na aba Nova submissão e preencher as telas de descrição do trabalho.

Para as obras com mais de uma autoria, todos os autores devem colocar a sua assinatura digital no termo de autorização para a referida publicação, que está disponível no site do próprio repositório, no menu superior, na aba “Sobre”.

Por conta da pandemia de Covid-19, o documento deverá ser encaminhado via e-mail ao profissional responsável pelas validações do conteúdo do repositório, na biblioteca do Campus da universidade ao qual está vinculado.

Informações: saberaberto@listas.uneb.br.