24

nov

Autor: Wânia Dias   |   Postado por: Wânia Dias às 09:43 hrs

Mediação tecnológica: Estudantes da UNEB já têm acesso aos aplicativos do Office 365

A UNEB, através de uma iniciativa coordenada pela Gerência de Informática (Gerinf), setor vinculado à Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), disponibiliza oito aplicativos do Office 365 para estudantes da universidade.

Trata-se de um pacote de ferramentas de colaboração na nuvem (online), que permitirá aos alunos desenvolverem atividades acadêmicas virtualmente, de forma eficaz e qualitativa.

De acordo com Bruno Leite, gerente de Informática da universidade, essa é uma medida importante frente ao cenário de pandemia da Covid-19, que vem impondo o distanciamento social e impossibilitando a realização das atividades acadêmicas de forma presencial.

Para utilizar as ferramentas disponíveis, basta acessar o link www.portal365.uneb.br e usar seu login e senha do Portal Acadêmico (númerodematricula@uneb.br).

“Discentes que atuam na universidade como estagiários ou bolsistas podem acessar os aplicativos utilizando o unebmail porque possuem conta de e-mail institucional, necessária para o desenvolvimento de suas atividades laborais. Todos os demais alunos podem realizar o acesso através do Portal 365”, explica Bruno Leite.

Solução tecnológica institucional

As ferramentas de colaboração na nuvem implementadas para os alunos já são utilizadas por docentes e servidores técnicos administrativos desde 2016. Portanto, trata-se de uma solução tecnológica institucional que, a partir desse momento, amplia-se o espectro de uso para os discentes.

“O pacote de aplicativos foi liberado na primeira onda apenas para os servidores técnicos e professores em função da obrigatoriedade de associar a conta a uma caixa do Outlook e existe um custo para cada e-mail associado à ferramenta de segurança que a protege. Ocorre que, este ano, a Microsoft permitiu excluir o Outlook do pacote, possibilitando a oferta das outras ferramentas para os alunos sem implicar num incremento de custos para a universidade”, explicou Bruno Leite.

Importante ressaltar que, por ser uma ferramenta adotada institucionalmente, garante-se a plena compatibilidade e padronização entre os arquivos, produtos e transações gerados a partir desses serviços, facilitando, portanto, a comunicação e integração entre os usuários dos três segmentos.

Conheça a relação dos aplicativos disponíveis para os estudantes da UNEB no Office 365:

Em caso de dúvidas sobre o uso dos aplicativos, basta acessar a Central de Treinamento do Office 365, através do link https://support.microsoft.com/pt-br/training.

Informações: sd@uneb.br.