24

nov

Repórter: Leandro Pessoa, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 13:12 hrs

Evento gratuito promove debate sobre jogo e afrocentricidade dia 3/12

O grupo de pesquisas Comunidade Virtuais da UNEB realiza, no próximo dia 3 de dezembro, o Webinário Jogo e Afrocentricidade.

O evento gratuito acontecerá por transmissão virtual e visa promover um diálogo sobre o universo dos games a partir de uma perspectiva afrocêntrica.

A programação prevê um bate-papo com Anne Quiangala, doutoranda em Literatura e idealizadora do blog Preta, Nerd & Burning Hell, sobre o universo dos jogos e os estereótipos do povo preto, às 14h.

Em seguida, às 16h, a conversa reúne os desenvolvedores de jogos Polianna Silva (Afro Históricos), Rennan Gonçalves (Grafito Masai) e Valter Bispo (Quilombolas) para um debate sobre a importância dos Afrogames no Brasil.

Para participar do evento não é necessária inscrição prévia, basta acessar a página de transmissão na data e horário da atividade. O certificado será gerado a partir de lista de presença online.

Para a professora Suiane Costa, uma das responsáveis pelo evento, os games não podem ser vistos apenas como mero entretenimento sem profundidade ou repercussões.

“Trata-se de são plataformas de ampla penetração social que carregam sistemas simbólicos e, portanto, capazes de imprimir estereótipos negativos sobre a população negra dentro desta sociedade racista, trazendo repercussões na construção da subjetividade e das relações sociais. Neste contexto, é urgente a necessidade de dialogarmos e desenvolvermos afrogames, jogos em uma perspectiva afrocentrada, que percebe os sujeitos africanos e afrodiaspóricos como agentes de fenômenos”, explica a docente.

Informações: sucacosta02@gmail.com.