23

nov

Repórter: Danilo Oliveira/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 20:39 hrs

Programa UPT inscreve para curso preparatório para vestibulares/ENEM até amanhã (24)

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) inscreve, até amanhã (24), para o Programa Universidade para Todos (UPT), destinado ao fortalecimento da preparação para o ingresso no ensino superior.

edital de seleção 2020 prevê a ofertada de 12.105 vagas para o pré-vestibular e pré-ENEM, em 156 municípios e 225 locais de funcionamento. Para se inscrever, o interessado deve ser concluinte do nível médio/técnico das redes públicas baianas ou egresso.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site oficial do programa. O critério de seleção será o aproveitamento escolar resultante do cálculo das médias finais obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática (veja detalhes no edital).

“Estamos, mesmo neste momento de pandemia, vencendo a cada dia, juntos e misturados, para que a gente possa colaborar com você, pré-vestibulando. Queremos que almeje os seus sonhos, realize o seu curso de nível superior e faça a diferença na sua vida e na sua comunidade”, destaca a coordenadora geral do UPT, Patrícia Machado.

Frente às crises sanitária e de saúde pública provocada pela Covid-19, o programa se reestruturou e prevê, inicialmente, uma preparação intensiva para o Exame Nacional do Nível Médio (ENEM), desenvolvida de forma  não presencial.

Havendo a possibilidade de retomada presencial, as atividades nos municípios e nos polos de funcionamento passarão a ser ofertadas na modalidade híbrida, com tempo casa e tempo escola.

“Esta é uma rede extremamente mobilizada, para podermos fazer do UPT, neste cenário, um sucesso. Temos todo o cuidado, por isso não falamos do retorno de atividades presenciais. Isso só será feito após autorização dos órgãos de saúde”, ressalta o Superintendente de Programas e Projetos Estratégicos da Educação da SEC-BA, Marcius Gomes.

Programa UPT 2020

O Universidade para Todos (UPT) recebeu, neste ano, o status de programa do Governo do Estado da Bahia, através do Decreto nº 20.004. Ele destina-se ao fortalecimento das aprendizagens e preparação dos estudantes concluintes e egressos da Rede Pública de Ensino Estadual e Municipal do Estado da Bahia, para os processos seletivos de ingresso no Ensino Superior.

Há 17 anos em atividade, o UPT é coordenado pela SEC-BA e executado pelas universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Em 2020, participará também a UFRB.

Com as alterações promovidas pela publicação do decreto, o Programa UPT será composto por três etapas, independentes e complementares. Serão desenvolvidas atividades como a mobilização de inscrições para os processos do ENEM, Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), vestibular e demais formas de ingresso no Ensino Superior.

Também há a previsão do fortalecimento das aprendizagens e preparação do estudante e da formação inicial e continuada de discentes universitários para o exercício da docência, já que estudantes da graduação participam como monitores em sala de aula.

“Essa é a coroação de muito trabalho que empreendemos durante todo o ano. Temos certeza de que será uma oferta histórica, e torcemos por um recorde de inscrições. A nossa meta é de superar os nossos já maravilhosos índices de aprovação”, celebrou a coordenadora geral do UPT na UNEB, Simone Wanderley.

Para além das atividades regulares, as universidades executoras mantêm, desde o mês de abril, as plataformas UPT – Estude em Casa, que contam com conteúdos exclusivos para pré-vestibulandos de toda a Bahia.

Inscrições e informações (estudantes) – UPT 2020: educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos.

Conheça também a plataforma UPT/UNEB – Estude em Casa: portal.uneb.br/upt/estudeemcasa.

Informações: SEC-BA – telefone: 0800 285 8000 ou e-mail upt@educacao.ba.gov.br.