20

nov

Autor: Ascom Abruem   |   Postado por: Wânia Dias às 19:06 hrs

Seminário da Abruem debate Desafios do Ensino Remoto Emergencial na Educação Superior 

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) realizará o Seminário com a temática “Desafios do Ensino Remoto Emergencial na Educação Superior”, nos dias 25 e 26 de novembro, no Canal da UPE, no YouTube.

O evento, que será mediado por tecnologias, ocorrerá durante os períodos matutino e vespertino. O Seminário está sendo organizado em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), que será a responsável pela transmissão.

A iniciativa é aberta a todas as comunidades acadêmicas das 46 universidades afiliadas à Abruem.

Seminário

Diante da pandemia da covid-19, as universidades mundo afora se viram com o desafio de se reinventaram e anteciparem em anos novos processos de ensino-aprendizagem.

O ensino mediado por tecnologias acabou sendo a solução para a continuidade das aulas durante esse período e tem se aprimorado a cada dia. Muitas universidades já trabalhavam com ensino à distância há anos, no entanto, a pandemia fez com que elas tivessem que se adequar, readequar, aprimorar e reaprender técnicas para a implementação do que chamamos de ensino mediado por tecnologias da informação e da comunicação.

Diante deste contexto e cenário vividos neste ano de 2020, a Abruem decidiu realizar o seminário para discutir amplamente as realidades da Educação Superior nestes oito meses de pandemia e as perspectivas para o pós-pandemia.

De acordo com o presidente da Abruem, Rodrigo Zanin, o seminário é fundamental para mostrar a unidade das universidades estaduais e municipais, sobretudo, neste momento em que todas estão enfrentando os mesmos desafios relacionados à oferta de ensino mediada por tecnologia.

“Algumas universidades estão mais adiantadas neste processo de ensino remoto, outras ainda em fase de implementação, mas todas compartilham o mesmo desafio imposto pela realidade da pandemia”, explica o presidente.

A programação reserva palestra abordando a temática do evento, que será ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Eduardo Bielschowsky, e pelos reitores das Universidades Estaduais de Campinas e da Paraíba, Marcelo Knobel e Antonio Guedes Rangel, respectivamente. Também haverá, ao longo do evento, apresentações e palestras das Câmaras Técnicas da Abruem, todas relacionadas à realidade da educação durante a pandemia do novo coronavírus.

Informações: abruem@abruem.org.br.