20

nov

Autor: Ascom Hemoba   |   Postado por: Wânia Dias às 16:10 hrs

Hemoba e hemocentros do Brasil se unem na semana de celebração do Dia Nacional do Doador de Sangue

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em parceria com 18 hemocentros estaduais de todo o país, realiza a Semana Nacional da Doação Voluntária de Sangue entre os dias 23 e 28 de novembro.

A ação, que abordará o tema “Somos Todos do Mesmo Sangue”, tem como objetivo primordial aumentar o quantitativo de candidatos à doação de sangue e de doadores fidelizados para manter a qualidade do atendimento transfusional.

Na capital baiana, a abertura da iniciativa acontece nesta segunda-feira (23), às 8h30, com a apresentação da banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador e com expositores da Feira de Economia Solidária, do Centro Público de Economia Solidária (Cesol/Setre).

Durante toda a semana, as 24 unidades de coleta da Hemoba, na capital e no interior do estado, contarão com coletas externas, horários diferenciados, homenagens aos doadores e atrações culturais para mobilizar grupos de doadores, profissionais de saúde, sociedade civil, artistas e influenciadores digitais em cada região.

Para evitar aglomerações por causa da pandemia por COVID-19, os agendamentos de grupos serão feitos com no máximo 30 participantes e sem a presença de acompanhantes. A exceção dessa orientação será para adolescente que for candidatar-se à doação de sangue, porque é imprescindível a presença da mãe, pai ou responsável legal.

Todos os candidatos devem estar utilizando máscaras, alimentados e portando documento oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte).

Confira aqui mais informações sobre a ação, a lista de postos fixos de coleta e o roteiro da unidades móveis.