09

nov

Repórter: Danilo Oliveira   |   Postado por: Danilo Oliveira às 17:51 hrs

Profissionais de Saúde de programa da UNEB realizam testes para Covid-19 em escolas estaduais

Já participaram da iniciativa estudantes e funcionários de 67 escolas estaduais de diversos bairros de Salvador

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) continua a fortalecer as ações de enfrentamento à pandemia e as suas relações com a Educação Básica nos diversos territórios de identidade do estado.

Isabelle Brandão trabalhou na coleta

Em mais uma ação nesse sentido, a instituição esteve representada nos mutirões para testagem de Covid-19 em estudantes e funcionários de escolas estaduais de Salvador.

Após convite da Secretaria estadual da Educação (SEC-BA), dez enfermeiros do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da UNEB participaram, junto a outros profissionais da rede, de atividades nos meses de setembro, outubro e novembro.

Com suporte da equipe, foram realizados mais de 20 mil testes em escolas do Subúrbio Ferroviário, da Cidade Baixa e nos bairros de Cajazeiras, Castelo Branco, Fazenda Grande e Liberdade.

“Creio que poder experienciar de perto a técnica e lidar com diversas pessoas e seus anseios quanto ao procedimento me fez e faz uma profissional melhor, mais atenta e cuidadosa. Poder viver esse momento na residência de Saúde Mental certamente ficará na história e na memória”, destacou a residente Isabelle Brandão.

Ela celebrou a oportunidade por contribuir, neste momento difícil, para ações de detecção e prevenção do novo Coronavírus, ressaltando a segurança e qualidade do processo: “Estar toda paramentada também me fez observar mais os olhares dos sujeitos e me comunicar através de outros sentidos, tentando ser o mais empática possível”.

Para a detecção do vírus foram utilizados, durante as atividades, os testes de biologia molecular (RT-PCR), que possuem o “padrão ouro” para diagnóstico da Covid-19.

Marcius Gomes: Ação de fortalecimento da articulação entre ensino superior e básico

O responsável pelo convite ao Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus I da UNEB, em Salvador, foi o professor da instituição Marcius Gomes, atual superintendente de Programas e Projetos Estratégicos da Educação da SEC-BA.

“Reconhecemos a importância da ação da UNEB junto às nossas escolas. O cenário aponta para a necessidade de investir em ações como essa, onde a articulação entre as redes de ensino, superior e básica, e estratégias intersetoriais contribuem efetivamente para nossa população vencer este momento”, ressaltou o gestor.

Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da UNEB, a professora Sandra Brasil salienta a importância institucional de poder colaborar com secretarias para além da estadual da Saúde (Sesab), garantindo a ampliação de vivências e novos aprendizados para os residentes.

Testes para comunidade escolar

Hoje (9), foi encerrada a quarta fase de testagem de Covid-19 em estudantes e funcionários de escolas estaduais de Salvador. A iniciativa é desenvolvida pelas secretarias estaduais da Educação e da Saúde. Os testes são analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).

Para a detecção do novo Coronavírus, foram utilizados os testes RT-PCR (padrão ouro)

“Isso vem proporcionando que uma grande população de Salvador seja assistida no enfrentamento à pandemia. Sempre é bom ressaltar que a nossa maior preocupação é com a saúde da comunidade escolar. E que, a partir destas ações, outras medidas podem ser tomadas com a análise dos resultados”, explica o secretário (SEC-BA), Jerônimo Rodrigues.

Para a realização dos exames, é exigido dos profissionais o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e todos aqueles que forem fazer o teste devem usar máscara de proteção.

As unidades escolares são preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos.

Os testes RT-PCR já foram aplicados nas comunidades escolares de 18 escolas da Liberdade e região, de 28 do Subúrbio Ferroviário de Salvador e de 21 de Cajazeiras e região.  No interior, foram aplicados testes rápidos em estudantes, professores e funcionários da rede estadual nas cidades de Itajuípe, Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Uruçuca e Jequié.

*Com informações da ASCOM/SEC e fotos de Josenildo Almeida – ASCOM/SEC