21

out

Autor: Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 13:33 hrs

Reitoria da UNEB dá posse aos membros do Comitê de Biossegurança (COBIO)

Cerimônia foi realizada, através de mediação tecnológica, com participação do reitor e do vice-reitor da universidade

Em cerimônia realizada na manhã de hoje (21), com mediação tecnológica, a Reitoria da UNEB empossou os membros do Comitê de Biossegurança (COBIO) da universidade.

A instância colegiada multidisciplinar, de caráter consultivo e deliberativo, teve a sua criação aprovada pelo Conselho Universitário (CONSU), frente ao estado de calamidade pública em decorrência da pandemia da Covid-19.

O COBIO tem como objetivo formular normativas, protocolos internos de Biossegurança e atender às demandas de assessoramento aos setores da UNEB, com vistas a manutenção da saúde humana, animal e do meio ambiente.

Foram empossados os servidores: Caroline de Aragão Tannus, Gervásio Paulo da Silva, Lucemario Xavier Batista, Sandra Eliza Guimaraes, Anibal de Freitas Santos Junior, Francisco Hilder Magalhães e Silva e Adailson Feitoza de Jesus Santos.

A consolidação do comitê foi celebrada pelo reitor da universidade, José Bites de Carvalho, que salientou a importância do trabalho que será desenvolvido pelo grupo para o fortalecimento das ações institucionais neste momento de crises sanitária e de saúde pública.

A professora Caroline afirmou que todos e todas possuem discernimento sobre o grande desafio assumido. Ainda de acordo com a docente, o grupo está motivado e prevê o desenvolvimento de atividades para além do período da pandemia.

Todos os servidores designados para atuar no COBIO possuem competência técnica no campo da Biossegurança ou em áreas afins. O grupo deve fomentar, junto aos campi, a implantação de Comissões Setoriais de Biossegurança (COSEBIO), que realizarão suas atividades de maneira mais próxima às direções de departamento.

Veja detalhes das finalidades do COBIO e das COSEBIO na Resolução Nº 1.424/2020, do CONSU, que aprova a criação e implantação do comitê e o seu regulamento. 

De acordo com o regimento Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entende-se por Biossegurança a “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente”.

Imagem (home): captura de tela