19

out

Repórter: Danilo Cordeiro, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 12:30 hrs

UNEB e UAb de Portugal firmam parceria para formação continuada de docentes e técnicos

A UNEB e a Universidade Aberta de Portugal (UAb) assinaram, na última sexta-feira (16), um termo de acordo de cooperação técnica e científica.

A iniciativa visa desenvolver ações conjuntas de formação continuada para o corpo docente e técnico administrativo, na modalidade de educação a distância (EaD), com iniciativas em ensino, pesquisa e extensão.

Foram propostas ações relacionadas com a formação tecno-pedagógica do professor por mediação tecnológica, formação docente para EAD e oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu.

“Nossa expectativa com esse acordo é de promovermos a produção de conhecimento sem fronteiras geográficas, proporcionarmos uma profícua mobilidade discente, técnica e docente, ampliarmos a formação de grupos conjuntos de pesquisa em rede e a publicação de produção acadêmica em coautoria. Entendemos que essa aproximação com nossos irmãos portugueses vão viabilizar a troca de informação e conhecimento entre as duas instituições”, destacou o reitor da UNEB, José Bites de Carvalho.

A reitora da Universidade Aberta de Portugal, Carla Padrão de Oliveira, ressaltou que o acordo estabelece um trabalho conjunto entre as duas universidades na consolidação do ensino a distância.

“É um grande prazer dar continuidade a essa parceria e mostrar que o ensino a distância também é de aproximação, que nos permitem continuar a desenvolver atividades e um conjunto de ações que contribuam para o fortalecimento da educação”, salientou a reitora.

Para Marcius Gomes de Almeida, coordenador de Programas e Projetos Estratégicos da Educação, na Secretaria de Educação da Bahia (SEC), a parceria aponta para “a consolidação da política de educação a distância, com diversas possibilidades pedagógicas e formativas, como também ao processo de internacionalização da UNEB”, frisou o gestor.

Também participaram da cerimônia de assinatura do acordo, o vice-reitor da UNEB, Marcelo Ávila; o vice-reitor da UAb, Domingos Caieiro; o secretário de Relações Internacionais (Serint) da UNEB, Natanael Bonfim; a chefe de Gabinete da UNEB, Hilda Ferreira, e a chefe de Relações Internacionais da UAb,  Virgínia Zaidan.

Também estiveram presentes, a coordenadora geral da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) da UNEB, Tânia Benevides; o professor do Departamento de Educação a Distância da UAb, José Antônio Moreira e a pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd) da UNEB, Eliene Maria da Silva.