02

out

Autor: Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 17:40 hrs

OUTUBRO ROSA: UNEB sensibiliza para prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos na pandemia

Neste ano, a campanha Outubro Rosa da UNEB surge com alertas redobrados. Aliada aos cuidados que sempre reforçamos para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, a pandemia da Covid-19 nos impõe ainda maior atenção à saúde.

Com o tema “Se toca, menina! Previna-se duplamente!”, a ação estimula as pessoas com a doença ou outros problemas de saúde que demandem cuidados contínuos a seguirem com o tratamento regular.

É importante lembrar!

Por apresentarem deficiência imunológica, pacientes com câncer de mama estão inseridas no grupo de risco para o agravamento da Covid-19, e precisam redobrar os cuidados.

Recomendações básicas:

 Não pare o seu tratamento por conta própria;
Lave frequentemente as mãos;
Se puder, fique em casa e evite aglomerações;
Em caso de sintomas gripais, procure o seu médico para um diagnóstico detalhado;
Se precisar sair, use máscara sempre!

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre mulheres no mundo e, também, no Brasil. A doença é causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Há vários tipos. Por isso, o problema pode evoluir de diferentes formas. Alguns se desenvolvem rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Por isso, é importante registrar que existe tratamento, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante todo o mês, a universidade estará mobilizada em suas páginas e perfis oficiais nas redes sociais para sensibilização dos seus públicos, assim como reforçando a conscientização da sua comunidade acadêmica através das listas de e-mails institucionais.

Imagem (home): Arte de Marina Marques/Ascom