02

out

Autor: Toni Vasconcelos / Ascom   |   Postado por: Toni Vasconcelos às 18:22 hrs

Conselho Universitário realiza mais uma reunião com transmissão aberta pela TV UNEB; aprovada criação do Comitê de Biossegurança (Cobio)

Pela segunda vez neste ano, sessão do Consu foi transmitida ao vivo pela internet. Fotos (prints): Toni Vasconcelos/Ascom

Instância máxima deliberativa da universidade, o Conselho Universitário (Consu) da UNEB realizou nessa quarta-feira (30) mais uma reunião remota, por meio do aplicativo Microsoft Teams, em razão da continuidade do cenário de pandemia da covid-19.

Congregando 46 conselheiros, a sessão foi, pela segunda vez neste ano, transmitida ao vivo pelo canal da TV UNEB no YouTube.

Antes da apreciação da pauta, o reitor José Bites, presidente do Consu,  informou que tinha sido publicada, na edição desse dia do Diário Oficial do Estado (DOE), a Resolução Conjunta 01/2020, que institui o Programa Interinstitucional de Revalidação de Diplomas de Graduação em Medicina Expedidos por Instituições Estrangeiras de Ensino Superior (Programa UEBAs Revalidação), no âmbito das quatro universidades estaduais da Bahia.

“Hoje é um dia histórico para as nossas universidades estaduais, porque com esse novo programa, resultado de grande esforço conjunto, conseguiremos avançar no atendimento às demandas sociais por mais profissionais da área de saúde, para assistência à população baiana”, comemorou Bites.

O reitor aproveitou para convocar previamente os conselheiros para reunião extraordinária do Conselho na próxima semana, quando serão avaliados os resultados da recente pesquisa “UNEB 2020: Nós por Nós”, direcionada aos estudantes, técnicos administrativos, docentes e profissionais terceirizados de todos os campi, que objetiva subsidiar estudos e proposições da administração universitária para as atividades finalísticas da instituição, durante o atual contexto de pandemia.

Biossegurança, centro de pesquisa e empresas juniores

Após discussão e decisão das duas câmaras setoriais que compõem o Consu, o Conselho pleno retornou para deliberação final.

Os conselheiros aprovaram todos os processos da pauta, entre os quais a criação do Comitê de Biossegurança (Cobio) da UNEB, proposta originada da Reitoria, e do Centro de Pesquisa Interdisciplinar e Inovação Tecnológica Social (Cepiits) do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XIX, em Camaçari.

O Consu também aprovou proposta de normas para o reconhecimento e atuação das empresas juniores na universidade, de autoria da Agência UNEB de Inovação (AUI), bem como o regulamento do Programa Interno de Apoio à Equipe Acadêmica e Equipe Multidisciplinar de EaD, vinculado à Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) da instituição.

Foram chancelados ainda pela plenária os regimentos internos de dois cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) em departamentos de campi no interior do estado, além de duas resoluções ad referendum.