25

set

Autor: Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 11:30 hrs

UNEB retoma integralmente atividades acadêmicas dos cursos na modalidade EaD

Semana de Integração da Modalidade EaD da Oferta Própria teve orientação, informações importantes e muitos sorrisos

A UNEB já conta com todos os seus cursos de graduação na modalidade a distância (EaD) em atividades previstas para o semestre letivo 2020.1, após interrupção por imposição da pandemia da Covid-19.

Coordenadora da Unead, Tânia Benevides participou das lives de boas vindas aos discentes

Na última semana, a Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) realizou a Semana de Integração da Modalidade EaD da Oferta Própria, dando início às atividades acadêmicas das graduações em Administração, Administração Pública e Música.

O evento online teve como objetivo promover interações com os discentes dos cursos integralmente oferecidos pela instituição e apresentar as atividades previstas para o semestre.

“Nos encontramos para dar as boas-vindas e conversar, após um período necessário, em função da crise sanitária. Temos muitos desafios, mas, queremos uma educação que se dê em um processo prazeroso. Esta universidade é também de vocês”, destacou a coordenadora geral da Unead, Tânia Benevides.

Ainda de acordo com a gestora, urge a necessidade de crer em dias melhores e, para isso, destaca a importância da união de todos e todas para a garantia e a qualificação do trabalho na universidade pública, gratuita e de excelência.

Novos desafios

O retorno das atividades acadêmicas e o calendário dos cursos de oferta própria foram autorizados institucionalmente através das Resoluções Nº 2.046 e 2.073/2020, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UNEB.

Professor Joaquim Neto celebrou a primeira oferta EaD da UNEB em Barreiras

Ainda no mês de julho, a universidade já tinha iniciado o semestre 2020.1 dos cursos de graduação na modalidade a distância ofertados através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O novo semestre para os cursos de oferta própria trouxe novidades, a exemplo do início da graduação em Administração Pública no Departamento de Educação (DEDC) do Campus IX da UNEB, primeira oferta na modalidade EaD em Barreiras.

“Agradeço por poder participar desse momento histórico, que vai abrir maiores oportunidades para trabalhadores e trabalhadoras da nossa região”, celebrou o diretor do DEDC, Joaquim Neto, registrando que os discentes terão o reconhecimento pleno dos seus direitos, enquanto integrantes da comunidade acadêmica.

Sob a coordenação geral da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) da universidade, este semestre vai contar com alterações na oferta, sem a previsão de encontros presenciais, até que ocorra a devida autorização para reuniões dessa natureza.

Perspectivas e aprendizado

Coordenadora pedagógica do curso de Administração na modalidade EaD, a professora Nadja Amado registrou a expectativa de um “semestre atípico”, mas, salientou que acredita em grande proveito para estudantes, professores e gestores a partir das novas experiências, processos e soluções frente às limitações impostas pela pandemia.

Pró-reitora de Planejamento (Proplan) da instituição, Lídia Boaventura também convidou os discentes e equipes para o ingresso neste novo momento com determinação.

Coordenadora pedagógica, Nadja Amado registrou expectativa de muitos aprendizados

“Depois de muita angústia, desde março, peço que aproveitem ao máximo, porque esse vínculo com a universidade é muito importante. Estamos juntos”, frisou Lídia, que esteve coordenadora adjunta da Unead e é também docente do curso de Administração.

A oferta própria da UNEB na modalidade EaD ainda conta com o novo curso de Educação Inclusiva, previsto para o semestre 2020.2, nas cidades de Valença, Xique-Xique, Jacobina, Juazeiro e Paulo Afonso.

Paralelo ao restabelecimento de toda a oferta institucional EaD, a Unead tem trabalhado para fortalecer as ações através de mediação tecnológica digital para o ensino, a pesquisa e a extensão na universidade.

Professores interessados podem solicitar sala suporte para cursos de extensão, para grupos de pesquisa e atividades de ensino, além de espaço para orientação de graduandos, mestrandos e doutorandos. Também está disponível a hospedagem para cursos de extensão autoinstrucionais (veja contatos da Unead).

Cursos Livres Online (CLOn)

Atenta às limitações decorrentes do cenários pandêmico, a Unead tem investido esforços contínuos para ampliar o oferecimento de material instrucional e formativo dentro da plataforma da UNEB.

Assim acontece com os Cursos Livres Online (CLOn), que foram concebidos a partir da perspectiva dos MOOC (Massive Open Online Course), e possuem como características serem gratuitos, sem tutoria, abertos às comunidades interna e externa, com metodologia interativa e colaborativa.

CLOn são gratuitos, sem tutoria, abertos às comunidades e de metodologia colaborativa

Dentro desta modalidade de oferta, a unidade lançou no último dia 6 de julho o projeto de extensão Covid-19: uma visão multidisciplinar, com o objetivo de contribuir com a produção e difusão do conhecimento científico no enfrentamento à pandemia.

Destaque também para o Curso de Formação Tecnopedagógica Digital dos Professores (TecPed), que visa contribuir para o desenvolvimento das competências digitais necessárias para o domínio, a inserção e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), de metodologias e didáticas próprias para o ensino superior.

Veja lista de todos os Cursos Livres Online disponibilizados pela UNEB:

Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA: Moodle para Estudante

Um olhar à Criança durante o COVID-19

Fluxos Migratórios e o Contágio do Coronavírus

Políticas Públicas de Saúde: Limites e possibilidades no enfrentamento à Covid-19

As Pandemias ao Longo da História da Humanidade

Cuidados com a Saúde e Vida Saudável em Tempos de Pandemia

Aspectos do Trabalho na Saúde: Uma reflexão em tempo de COVID 19

Ventilação Mecânica em Pacientes Infectados pelo COVID-19

TecPed – Ambientação e Tecnologias Digitais na Sociedade

Formação Básica em EaD

Curso de Moodle

Formação de Tutores

TIC na EaD

 A Universidade Pública em Pauta

Qualificação Profissional para Equipe de Enfermagem Acerca do Atendimento ao Paciente Crítico Adulto com Covid-19

Extensão Universitária: Política de Extensão, história, conceitos, produção de conhecimento e referenciais para a articulação com a pesquisa e ensino

A iniciativa institucional objetiva promover o aperfeiçoamento na área de educação mediada por tecnologias, notadamente Educação a Distância e disseminação de conhecimento acadêmico em diferentes áreas do conhecimento.

Os cursos disponíveis fornecem certificado aos participantes que cumprirem o percurso avaliativo proposto. A certificação é emitida no próprio Moodle, ambiente virtual de aprendizagem.

Informações: e-mail uneadatende@uneb.br.

Fotos/Imagens: capturas de telas e reprodução