18

set

Repórter: Lael Rebouças, Núcleo de Comunicação do DCH/Campus V   |   Postado por: Wânia Dias às 15:42 hrs

UNEB e Hemoba realizam ação para aumentar estoque de bolsas de sangue em Santo Antônio de Jesus

A UNEB, por meio do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus V, em Santo Antônio de Jesus (SAJ), e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba-SAJ) estão realizando ação comunitária para estimular doação de sangue no município.

A iniciativa, que se estende até outubro, tem como objetivo aumentar o estoque de bolsas de sangue da Hemoba – SAJ, que se encontra em baixos níveis para todos os tipos sanguíneos.

Para facilitar o deslocamento dos voluntários até a sede da fundação, o Campus V da UNEB está disponibilizando transporte gratuito. Basta que o doador, residente em Santo Antônio de Jesus, acesse o site https://bit.ly/doaUNEB%20 e faça seu agendamento. O serviço funciona às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

É importante frisar que a Hemoba adotou medidas preventivas para atender os voluntários à doação de sangue com segurança e evitar o contágio pela COVID-19 durante a coleta. Os novos protocolos contam com medição de temperatura corporal nas entradas das unidades, isolamento das cadeiras na sala de espera e nas poltronas de coleta, que são higienizadas após cada doação.

Cabe lembrar que quem estiver gripado, resfriado ou com suspeita da covid-19 não pode doar sangue temporariamente. Caso o voluntário tenha contraído o vírus, só poderá doar sangue 30 dias após recuperação completa.

Se tiver contato com alguém que está com sintomas da doença, é preciso esperar 14 dias após o último dia de contato.

Confira aqui outros critérios para doação de sangue.