29

jul

Repórter: Danilo Oliveira   |   Postado por: Danilo Oliveira às 19:27 hrs

UNEB aprova instrução normativa para atividades da Pós-Graduação na pandemia

 

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UNEB aprovou a instrução normativa (veja aqui) que orienta o desenvolvimento de ações acadêmicas na Pós-Graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) da instituição.

A iniciativa, que foi motivada pelas imposições da pandemia da Covid-19, visa evitar prejuízos para os discentes e os docentes dos programas, e prevê a realização remota de atividades, a partir da definição de diagnóstico e planejamento prévios.

“Institucionalmente, discutimos estratégias para integralização curricular nos cursos, tendo em vista o Calendário Acadêmico de 2020, ou seja, todo o ano civil. Assim, estão sendo oferecidas diversas atividades que, desenvolvidas no período, poderão ser validadas pelos colegiados, considerando diferentes estratégias e dispositivos metodológicos”, destaca a pró-reitora de Pesquisa e Ensino de Pós-graduação (PPG), Márcea Sales.

Para a realização das ações sugere-se, preferencialmente, a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Universidade e de programas gratuitos para a comunidade, a exemplo do Microsoft Teams.

Estão entre as atividades: orientações de mestrado e doutorado, que devem ter como referência o plano de cada professor-orientador; a realização de bancas de exame de qualificação e de defesa; e as reuniões de colegiado, linhas/áreas dos programas, grupos de pesquisa e com a equipe técnica do programa.

Para a oferecer disciplinas obrigatórias e optativas, é necessária a definição de um planejamento acerca das condições de oferta de cada docente da instituição, de acessibilidade dos estudantes; assim como de metodologias específicas para a realização de atividades mediadas por tecnologias digitais.

“Temos um grande movimento na UNEB que se dá de dentro pra fora, ou seja, que fortalece as diferentes identidades que a constituem, tendo o protagonismo de seus servidores e estudantes“, ressalta a pró-reitora.

A instrução normativa registra, ainda, as responsabilidades das Coordenações de Colegiado dos Cursos de Pós-graduação stricto sensu e recomendações para a realização dos processos seletivos para aluno regular.

Veja Resolução CONSEPE Nº 2033/2020 e Instrução Normativa

Informações: e-mails gabinete.ppg@uneb.br; posgraduacao.ppg@uneb.br; pesquisa.ppg@uneb.br.