14

jul

Autor: Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 10:08 hrs

Proaf convida comunidade para participar da edição virtual do Julho das Pretas

A UNEB, por meio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf), convida a comunidade acadêmica e os seus diversos públicos para participar das atividades da 8ª Edição do Julho das Pretas.

A iniciativa celebra o 25 de julho, no qual se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

Nesta edição, que conta com o tema “Em Defesa das Vidas Negras, pelo Bem Viver“, as atividades serão todas online, gratuitas e poderão ser acessadas a partir de plataformas digitais e redes sociais, por conta da pandemia da Covid-19.

A UNEB participa da coordenação de sete atividades da programação (veja todas as atividades), que teve início no dia 30 de junho e segue com ações até 18 de agosto.

“Neste movimento, a UNEB reafirma o seu compromisso na veiculação de ações dos movimentos sociais, reconhecendo suas estratégias de resistência como instrumentos de luta e tecnologias de produção do conhecimento. No contexto pandêmico, em que a agenda tem sido realizada através das redes sociais, apostamos que a capilaridade unebiana pode ser acionada para que um número maior de mulheres tenham acesso às atividades, atuando pelo bem viver das mulheres negras”, destaca a gerente de Ações e Programas Estratégicos da Proaf, Iris Verena Oliveira.

Idealizado em 2013, pelo Instituto da Mulher Negra (Odara), o Julho das Pretas consiste em uma estratégia de incidência política desenvolvida a partir de uma agenda conjunta com os movimentos de mulheres negras da Bahia e da Região Nordeste, para o fortalecimento das agendas e organizações.

Informações: institutoodara.org.br.

Imagem: Reprodução