07

jul

Repórter: Danilo Cordeiro, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 14:31 hrs

COVID-19: UNEB promove capacitação de práticas de higienização para profissionais da limpeza

A Assessoria de Gestão Setorial (AGS), vinculada à vice-reitoria, em parceria com o Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus I da UNEB, está promovendo capacitação para os profissionais que trabalham na área de limpeza da universidade.

A iniciativa, que integra as ações do Projeto UNEB contra o Coronavírus, é ministrada pela professora Eliana Auxiliadora Magalhães, através do Microsoft Teams.

A qualificação tem como objetivo preparar os trabalhadores para práticas e normas de segurança de higienização nas atividades acadêmicas da instituição na pós-pandemia da COVID-19. Durante as aulas, 100% virtuais, serão abordadas a diferença de ação entre os produtos, a importância do uso de EPI’s e do correto manejo dos equipamentos e produtos utilizados no serviço.

A docente esclareceu que em um ambiente escolar as ações não serão tão rígidas quanto são em um hospital, “mas terão que ser revistas, porque existirão medidas preventivas que precisarão ser executadas com primor nos ambientes administrativos para resguardar os técnicos e entre uma aula e outra, para proteger os alunos e professores”, afirmou a docente, frisando que “essas orientações podem e devem ser aplicadas em sua vida pessoal, em sua casa e isso é muito importante para todos”.

A gestora da AGS, Cida Souza, destaca a importância da formação para esses profissionais. “A pandemia fez com que todos revissem suas práticas e normas de segurança, e o setor de higienização é um dos que sofrerá o maior impacto”, explicou a gestora.

A primeira etapa da qualificação foi destinada aos profissionais da limpeza que atuam no Campus I da universidade, contudo, desde o dia 29 de junho, os trabalhadores dos outros campi da instituição também iniciaram o treinamento.

As aulas vão continuar até que todos os profissionais que estão atualmente na UNEB estejam devidamente treinados e capacitados para essas novas práticas de higiene e limpeza.

 Boas Práticas de Higienização

A professora Eliana Auxiliadora, especialista em desinfecção e higienização, desenvolveu a cartilha Boas Práticas de Higienização de Áreas, Salas e Superfícies Ambientais em Instituição de Ensino, que é distribuída aos alunos da formação. Nesse material é possível encontrar todas as normas de segurança e higienização para os profissionais.

A cartilha, que contou com adaptação e diagramação da Assessoria de Comunicação da Universidade, será distribuída para todos os profissionais de limpeza da UNEB.

De acordo com o vice-reitor da UNEB, professor Marcelo Ávila, essa é uma ação conjunta, coordenada pela gestão da Universidade e alinhada com os protocolos que estão sendo debatidos e estudados pela Comissão de Acompanhamento da Pandemia.

“O treinamento fala do uso de materiais e equipamentos que hoje não existem na UNEB, mas que serão providenciados para esta nova realidade”, declarou o vice-reitor, pontuando que a Pró-Reitoria de Administração (Proad) já está fazendo levantamento de custos de materiais e equipamentos que precisarão ser adquiridos para os novos procedimentos de higienização a serem adotados na UNEB.

Para a chefe de Gabinete (Chegab) da universidade, Hilda Ferreira, as ações de proteção e higienização terão impacto na vida de todos, mas só terá funcionalidade com a colaboração da comunidade acadêmica.

“Para um excelente resultado no dia a dia é preciso a contribuição de todos os membros da UNEB: técnicos, professores, alunos e colaboradores. Esse dito novo normal impactará na realidade de todos e só a convergência colaborativa deve trazer a segurança necessária para enfrentar a nova normalidade. Desta forma, todos deverão passar por workshop virtual, que replique essas noções necessárias às nossas rotinas”, afirmou a gestora.