02

jul

Repórter: Hércules Andrade/Unead*   |   Postado por: Danilo Oliveira às 18:47 hrs

Unead realiza primeira Colação de Grau por mediação tecnológica da EaD da UNEB

Colaram grau 120 concluintes de cursos de graduação da UAB/UNEB. Fotos: Captura de tela do Microsoft Teams

A Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) da UNEB realizou, na última segunda-feira (29), a primeira colação de grau por mediação tecnológica para formandos de cursos da modalidade a distância (EaD).

Colaram grau na cerimônia, via Microsoft Teams, 120 concluintes. Para a coordenadora da Unead, Tânia Benevides, a iniciativa faz parte do cumprimento de um compromisso essencial.

Atividade foi presidida pelo reitor da UNEB

“Fazer a colação de grau da EaD da UNEB, por mediação tecnológica, é assegurar ao discente o seu direito, mesmo num momento como este. A UNEB é uma das maiores universidades do Brasil e na Bahia possui o maior número de ofertas de licenciaturas na modalidade EaD, portanto, é o nosso dever realizar esse evento. Ele torna efetiva a política pública da Universidade Aberta do Brasil (UAB).” destacou a gestora.

A colação de grau é um ato oficial, público e acadêmico, que garante, ao discente sem pendência acadêmica na graduação, o título correspondente ao seu curso. Tradicionalmente, realizada de maneira presencial na instituição, esta assumiu novo formato frente à pandemia da Covid-19.

“A partir da declaração de calamidade pública, suspendemos as atividades presenciais em respeito à comunidade unebiana. Buscamos respeitar sempre o distanciamento social e percebemos que este momento fez com que a EaD se tornasse um ponto de discussão em diversos âmbitos da sociedade. Essa colação mostra a importância e impacto da formação na modalidade a distância” ressaltou o reitor da UNEB, José Bites.

Colação integra ações frente à pandemia

Durante o evento, a coordenadora adjunta da Unead, Lídia Boaventura, parabenizou os participantes pela conquista e registrou a felicidade em perceber que os presentes foram prestigiados por parentes.

A próxima colação de grau por mediação tecnológica da educação a distância da UNEB será realizada no dia 28 de julho. As cerimônias fazem parte das ações que integram as estratégias da Unead para gestão da EaD da universidade neste momento de pandemia.

A iniciativa contou com o apoio da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), em ação conjunta com a Secretaria Acadêmica da unidade acadêmica.

* Com edição do Núcleo de Jornalismo da Assessoria de Comunicação (Ascom) da UNEB