29

jun

Repórter: Leandro Pessoa, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 11:41 hrs

UNEB desenvolve projeto para acompanhar portadores de Doenças Respiratórias Crônicas

Estudantes e professores dos cursos de graduação de Fisioterapia, Medicina e Nutrição e do programa de Ciências Farmacêuticas do Departamento de Ciências da Vida, no Campus I, em Salvador, estão desenvolvendo o projeto Cuidado em saúde de portadores de doenças respiratórias crônicas na pandemia de COVID-19.

Através da iniciativa, os pacientes que integram o Programa de Assistência às pessoas com doenças respiratórias crônicas da universidade – grupo que já vinha sendo acompanhando presencialmente desde 2016 e que teve suas atividades suspensas por conta da Pandemia – está sendo monitorado por meio de de tele consulta, teleatendimento e tele monitoramento.

Os atendimentos são agendados com antecedência junto aos pacientes ou familiares, utilizando aplicativos de chamadas de vídeo pela internet. Dessa maneira, o projeto vem conseguindo atender demandas específicas apresentadas pelos pacientes. Os casos são verificados e levados para discussão clínica em ambiente exclusivo para docentes e discentes. Do encontro de diversos profissionais de saúde são delineadas estratégias terapêuticas e preventivas a serem adotadas.

“É um momento muito especial de aprendizado e colaboração em ambiente remoto, e de contato dos nossos estudantes com os pacientes. São encontros virtuais que promovem o acolhimento dos pacientes, visto que todos se encontram como grupo de maior risco para agravos em relação a COVID-19. Acabamos também reduzindo um tanto da saudade deles, do convívio das atividades presenciais”, conta a professora Fernanda Warken, Docente do Curso de Fisioterapia / PPgFarma.

O atendimento contempla necessidades de tratamento farmacológico, acesso a medicamentos e exames complementares, vacinas, atividade física e estratégias de fisioterapia, bem como orientação nutricional.

A iniciativa trabalha também ações de prevenção das doenças respiratórias com a divulgação de materiais educativos (cards, textos , vídeos e podcasts) entre os pacientes.

O projeto Cuidado em saúde de portadores de doenças respiratórias crônicas na pandemia de COVID-19 foi aprovado pelo Edital 030/2020 – iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, que vem promovendo atividades acadêmicas virtuais durante o período de distanciamento social necessário para o controle do contágio da COVID-19.

Informações: Instagram @respirandocomsaude.uneb.