24

jun

Autor: Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 21:00 hrs

UNEB lança curso online de formação tecnopedagógica para professores nesta quinta-feira (25)

A UNEB vai lançar nesta quinta-feira (25), às 16h, em videoconferência pelo Microsoft Teams, o Curso de Formação Tecnopedagógica Digital dos Professores (TecPed).

Participarão da atividade o reitor da universidade, José Bites, a pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd), Eliene Maria, e a idealizadora da oferta e líder do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC) da instituição, Mary Sales.

“O lançamento se insere no conjunto de ações da UNEB voltadas para a implementação de uma melhor ambiência tecnológica para a sua comunidade acadêmica. Assim, a Prograd trabalhou junto ao ForTEC, desde o ano passado, para construir um curso que atenda às necessidades dos docentes da instituição”, destaca a professora Eliene Maria.

O TecPed começará com o oferecimento da sua primeira trilha de formação, intitulada “Ambientação e Tecnologias Digitais na Sociedade”, no formato dos Cursos Livres Online (CLOn) ofertados pela UNEB e com carga de 20 horas-aula.

A formação visa contribuir para o desenvolvimento das competências digitais necessárias para o domínio, a inserção e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), de metodologias e didáticas próprias para o ensino superior, de acordo com as exigências da sociedade contemporânea.

“Essa foi uma proposta gestada bem antes da pandemia da Covid-19, no entanto, encaixou-se perfeitamente para as necessidades que a universidade tem hoje com o que estamos vivendo. Pensamos a inserção e o uso de tecnologias digitais na docência do ensino superior”, destaca a professora Mary Sales.

O curso consiste em um dos resultados da pesquisa de Diagnóstico de Competências Digitais dos Professores (DigCompEdu/UNEB), desenvolvida pelo ForTEC, com apoio da Prograd, desde a primeira edição e agora com a segunda etapa do questionário diagnóstico no ar.

A iniciativa acadêmica é desenvolvida a partir de uma rede de pesquisa, da qual também fazer parte as Universidades Aberta de Portugal (UAb), de Coimbra (UC), Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Federal da Bahia (Ufba). As ações dessa Rede de Aprendizagem tem como objetivo o desenvolvimento de competências digitais de professores e profissionais da educação nas diversas ambiências universitárias.

O grupo de pesquisa ForTEC é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), do Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da UNEB, em Salvador.

O TecPed de formação conta com apoio da Unidade Acadêmica de Educação a Distância da UNEB (Unead) e da Unidade Desenvolvimento Organizacional da universidade.

Informações: e-mail fortec@uneb.br.​