18

jun

Repórter: Danilo Cordeiro, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 09:04 hrs

UNEB realiza colação de grau por videoconferência

Na manhã da última terça-feira (16), foi realizada a solenidade de colação de grau por videoconferência dos 29 formandos do curso de graduação em Direito do Campus XV da UNEB, em Valença.

A cerimônia foi realizada a distância devido às medidas de distanciamento social adotadas pela universidade, em decorrência da pandemia da COVID-19.

“É uma das experiências mais encantadoras da minha vida. Fazer a outorga de grau dos discentes diretamente das suas casas, próximos aos familiares, nesse momento tão difícil que a pandemia está trazendo, foi reconfortante”, destacou a coordenadora acadêmica do Campus XV da instituição, Josemare Duarte.

Para a coordenadora do Escritório de Processos e Projetos (EPP) da universidade, Cristina Weber, o uso da videoconferência no processo de coleção de grau é uma nova experiência para a UNEB.

“Devido à situação da pandemia, houve necessidade de recriar ou mudar formas de realizar nossas ações. Todos nós estamos aprendendo a trabalhar de uma forma diferente . Esperamos que essa modalidade de colação de grau seja um incentivo a mais para os demais departamentos no uso da tecnologia”, ressaltou a coordenadora.

A cerimônia de formatura seguiu os mesmos procedimentos da modalidade presencial, os formandos fizeram o juramento pelo seu curso e assinaram a ata da colação de grau.

Autorização de colação de grau por webconferência

Em abril, o Conselho Universitário (CONSU) da UNEB estabeleceu, em caráter excepcional, a Outorga de Grau por mediação tecnológica, como forma alternativa às sessões presenciais, aos alunos concluintes dos cursos de graduação da universidade, durante o período de pandemia da COVID-19.

Para realizar a colação de grau via webconferência, o estudante concluinte deve solicitar requerimento ao seu departamento, encaminhado por e-mail (ver contato de cada unidade). As cerimônias podem ser coletivas ou individuais.

O aluno apto para colação de grau será orientado pela Coordenação Acadêmica acerca da webconferência e acesso ao sistema SEI Bahia para assinatura da Ata de Outorga de Grau.

“Para a realização do cadastro dos alunos no sistema SEI, contamos com a parceria e eficiência da Equipe SEI da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), que atuou de maneira célere nos procedimentos pertinentes à efetivação dos registros encaminhados”, salientou Cristina.

Após o estudante realizar o cadastro no sistema, a coordenação acadêmica confeccionará a ata de Outorga de Grau e disponibilizará a mesma para assinatura do concluinte.

O discente deverá assinar a ata disponibilizada no SEI Bahia até às 23h59min da data agendada para a Cerimônia Pública de Outorga de Grau.

Veja Manual e Infográfico de orientação ao Aluno para solicitação de Outorga de Grau por webconferência, elaborados pelo Escritório de Processos e Projetos (EPP) da universidade.