05

jun

Repórter: Leandro Pessoa, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 11:34 hrs

Projeto reúne virtualmente estudantes de biologia para produção de conhecimento científico

Os professores e estudantes do curso de biologia do campus de Teixeira de Freitas participam através de encontros virtuais. 

Promover o bem-estar emocional e social dos estudantes da UNEB durante o período de interrupção das aulas presenciais por conta da pandemia da COVID-19.

Esse é o objetivo do projeto Diálogo Aberto, desenvolvido no Departamento de Educação (DEDC) do Campus X da UNEB, em Teixeira de Freitas.

A proposta é implementar um laboratório experimental para ensino-pesquisa, reunindo estudantes curso de Biologia em encontros virtuais para o desenvolvimento de atividades à distância.

A iniciativa é da professora Adriana Helena Moreira, e, neste primeiro momento, conta com a participação de estudantes das disciplinas de Química-Bioquímica e Anatomia-Fisiologia. Desde abril o grupo vem atuando para implementar minicursos em uma plataforma de ensino à distância.

A ideia é produzir conhecimento tendo como eixo principal a neurociência/neurobiologia com enfoque no comportamento e emoções humanas decorrentes do isolamento social.

Estão sendo elaborados também projetos voltados para o ensino/pesquisa e formação acadêmica. “Essa é uma forma de manter os estudantes de biologia do campus motivados e integrados durante o período de confinamento social, além de despertar aptidões e habilidades na formação acadêmica. É uma iniciativa para aproximar os alunos dos semestres iniciais da graduação dos fundamentos da Iniciação Científica”, explica Adriana.

As atividades têm duração máxima de seis horas semanais, distribuídas em reuniões remotas (2h) e estudo individual (4hs). Elas são adaptadas às realidades dos estudantes no que se refere ao uso das tecnologias: métodos de estudos são ofertados à necessidade dos temas desenvolvidos nos grupos de alunos. Cada turma possuirá até 20 alunos e, ao término das atividades, novas vagas serão ofertadas.

A primeira turma do projeto já está em curso e conta ainda com 6 vagas disponíveis para estudantes do curso de Biologia do Campus X. Os interessados em participar podem solicitar inscrição através do e-mail ahmoreira@uneb.br  até o próximo dia 10 de junho A proposta é que ao longo do processo as ações sejam ampliadas para outros cursos e campi.

Informações: ahmoreira@uneb.br