01

jun

Repórter: Leandro Pessoa, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 10:20 hrs

Estudante da UNEB conquista primeiro lugar em competição virtual de Karatê

Estudante da UNEB, João Victor Rosa, conquistou o primeiro lugar nos Jogos Universitários do Nordeste (JUNES) de Kata Virtual, na categoria Kata Sênior Masculino. A competição aconteceu nos dias 23 e 24 de maio.

O estudante de educação física do Campus X, em Teixeira de Freitas,  João Victor pratica a arte marcial desde os quatro anos e nessa competição se destacou diante de outros 18 atletas.

“Fico feliz pelo reconhecimento do esporte nesse momento de confinamento social. Acredito que essa é uma forma de incentivar outras pessoas a realizarem atividades físicas – essa que também é também uma recomendação da Organização Mundial de Saúde”, explica João Victor.

O Kata é uma modalidade do Karatê tradicional que simula uma luta real. Por não necessitar de contato, é possível que ele seja praticado mesmo durante o período do confinamento social para enfrentamento da Pandemia da COVID-19.

Na competição, cada praticante grava um vídeo executando uma sequência de golpes e defesas pré-determinadas, de acordo com o estilo de Karatê e o seu nível na prática. A performance é então avaliada pelos árbitros e os resultados são divulgados.

Os JUNES são um evento realizado pelas Federações Universitárias do Nordeste, com o apoio da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Esta etapa conta, ainda, com o apoio da Confederação Brasileira de Karatê (CBK).