28

mai

Autor: Núcleo de Comunicação, Campus V   |   Postado por: Wânia Dias às 12:17 hrs

Conferência online destaca obra Ensaio sobre a Cegueira e o drama da contemporaneidade

A UNEB, por meio do projeto de extensão História política no cinema e na literatura ficcional, do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus V, em Santo Antônio de Jesus,  realizará a conferência online Olhar, ver, reparar: ensaio sobre a cegueira, de Saramago, e o drama da contemporaneidade, no dia 1º de junho, a partir das 19h, via Google Meets.

O evento contará com  a participação dos docentes Cristina Luna, Suzana Severs e João Neto, com a mediação do professor Josevandro Chagas.

Para participar, preencha o formulário disponível em https://bit.ly/ciclos-dialogos-uneb ou entre em contato através do WhatsApp (71) 9717-5984. Haverá certificação de 2h.

Em meio a uma pandemia que mudou nossas rotinas radicalmente, a conferência busca promover um debate sobre o livro Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago (1995) e o filme homônimo de Fernando Meirelles (2008). Se, agora, o novo coronavírus é capaz de provocar síndrome respiratória aguda, que já matou milhares de brasileiros, na ficção, a doença consiste em uma cegueira branca, que atinge a todos, com exceção de uma mulher.

Assim, Saramago exacerba sua visão sobre o mundo, transformando em realidade uma espécie de cegueira que parece acometer a humanidade, a qual trilha, há tempos, caminhos duvidosos através do agressivo neoliberalismo e da destruição ambiental. Dessa forma, ao imaginar uma sociedade, de fato, cega, Saramago abre veredas para a discussão do capitalismo e do humanismo, da sobrevivência, do medo, da coletividade e até mesmo da ética, questões que seguem sendo universais e atuais e, portanto, sempre dignas de debates.

Informações: WhatsApp (71) 9717-5984