23

mai

Autor: Toni Vasconcelos / Ascom   |   Postado por: Toni Vasconcelos às 11:37 hrs

Consu aprova participação da UNEB em programa interinstitucional de revalidação de diplomas da área médica

Presidida pelo reitor José Bites, reunião contou com a presença de 44 conselheiros, via aplicativo Microsoft Teams

Em reunião extraordinária nessa sexta-feira (22), o Conselho Universitário (Consu) da UNEB aprovou, por unanimidade, a indicação de participação da universidade no programa interinstitucional de revalidação de diplomas da área médica a ser implementado pelas universidades estaduais da Bahia.

A decisão dos conselheiros destaca ainda que o processo de revalidação de diplomas poderá ser estendido para todas as áreas da saúde.

Com a presença de 44 conselheiros, a sessão foi realizada via webconferência, por meio do aplicativo Microsoft Teams.

Segundo o reitor José Bites, o programa interinstitucional de revalidação é uma proposta do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia e tem como objetivo instituir parcerias entre as instituições do Sistema Estadual de Educação Superior e procedimentos internos, visando dar unidade aos processos de revalidação de diplomas emitidos por universidades estrangeiras no âmbito das instituições parceiras.

Esse encaminhamento do Fórum de Reitores possibilita ampliar o atendimento de revalidação, tanto no âmbito federal quanto nos sistemas estaduais.

O programa a ser implementado seguirá todos os procedimentos legais, em consonância com as legislações federal e estadual, bem como com o Estatuto, o Regimento Geral e outras normais já instituídas na UNEB. Dessa forma, os diplomas revalidados estarão de acordo com os critérios definidos pelas diretrizes curriculares para atuação do profissional médico no Brasil.

Os conselheiros ressaltaram a importância de a universidade responder às demandas sociais de forma premente no atual contexto de pandemia e contribuir para a atuação de profissionais, especialmente das áreas da saúde.

Fotos: prints da tela do aplicativo Teams.