06

mai

Repórter: Danilo Cordeiro, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 11:48 hrs

Professores da UNEB promovem debate sobre relação entre COVID-19 e Ecologia Humana     

Professores do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGECOH) da UNEB e a Sociedade Brasileira de Ecologia Humana (Sabeh), promoveram, no último domingo (3), o encontro internacional “COVID-19: o que diz a Ecologia Humana?”.

A iniciativa, realizada por meio de transmissão ao vivo pelo Facebook, teve o objetivo de mobilizar intelectuais no campo da Ecologia Humana, particularmente os profissionais ligados à Ecologia Médica, para analisar o fenômeno da COVID-19 e a relação da espécie humana com os ecossistemas.

No encontro foram discutidos temas ligados à concepção de saúde humana na relação com os ecossistemas, a dimensão do mundo dos vírus, o papel das pandemias e epidemias na história da humanidade, a relação da destruição dos ecossistemas e as doenças humanas.

Além de debates sobre a ecologia do vírus da COVID-19 e suas implicações biológicas, sociais e psíquicas, foram discutidas também a experimentação da humanidade no mundo pós-pandemia do novo coronavírus e a relação da ecologia humana com o capitalismo.

O encontro, que totalizou 1,3 mil visualizações, teve a presença da presidente da Society for Human Ecology (SHE), Iva Pires; do presidente da Sociedade Latino-americana de Ecologia Humana (Solaeh), Amado Insfran, o médico e escritor Ávila Pires; e os professores do PPGECOH da UNEB, Artur Lima, Anderson Armstrong e Juracy Marques.

Confira a gravação do encontro.