27

abr

Autor: Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 20:43 hrs

Projeto UPT promove live com pesquisador que desenvolve vacina contra novo Coronavírus

O pesquisador Gustavo Cabral, egresso da UNEB, é líder da equipe do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor/USP) que trabalha no projeto de desenvolvimento de uma possível vacina contra o novo Coronavírus (COVID-19).

Ele é o convidado do Universidade para Todos (UPT/UNEB) para uma live nesta terça-feira (28), às 19h, no perfil oficial do projeto no Instagram: @oficialuptuneb. A apresentação do cientista terá como tema “Pesquisa, Ciência e Universidade Pública no Enfrentamento ao Novo Coronavírus”.

A atividade integra as ações da plataforma UPT/UNEB – Estude em Casa (Durante o Distanciamento Social), lançada neste mês com o objetivo de orientar a preparação dos estudantes das redes públicas da Bahia para os processos seletivos de 2020.

A live contará ainda com abertura protagonizada pelo professor da UNEB Artur Lima, que fará apresentação sobre o tema “Iniciação Científica e Transformação Social”. Ele foi docente e orientador de Gustavo, durante a graduação.

Pós-doutor baiano

Gustavo Cabral foi discente do curso de Ciências Biológicas, do Campus VII da UNEB, em Senhor do Bonfim, onde estagiou no antigo Laboratório de Parasitologia.

Enquanto estudante universitário, realizou atividades acadêmicas no “lixão” do município, auxiliando no tratamento dos catadores de lixo em situação vulnerável de saúde.

Depois, contribuiu com ações de saúde nas comunidades quilombolas da região, atividade que resultou no seu projeto de iniciação científica na universidade. E também foi colaborador do projeto Universidade para Todos (UPT/UNEB).

Após concluir a graduação na UNEB, Gustavo alçou novos voos para se tornar um pesquisador de reconhecimento nacional e internacional. Conquistou o título de mestre em Imunologia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e de doutor pela Universidade de São Paulo (USP).

O cientista tem também pós-doutorados nas universidades de Oxford, na Inglaterra, e de Berna, na Suíça. Nesse período, pesquisou sobre a produção de vacinas utilizando VLPs (virus-like particles) e diagnósticos avançados com a tecnologia de biossensores.

Estude em casa!

Na plataforma UPT/UNEB – Estude em Casa (Durante o Distanciamento Social), os estudantes contam semanalmente com novos vídeos, podcasts e live. As produções são protagonizadas por monitores e abordam temas especialmente organizados pela Coordenação Pedagógica e por professores-especialistas do UPT/UNEB.

Os estudantes e demais interessados podem acessar todos os conteúdos de modo ilimitado e gratuito. Também estão disponíveis registros dos aulões do projeto em 2019, sugestões de bibliotecas virtuais gratuitas e dicas educativas, culturais e artísticas.

A plataforma UPT/UNEB consiste em um dos resultados dos esforços coletivos, coordenados pela SEC-BA, para a oferta de alternativas educacionais eficientes para a população da Bahia na atual conjuntura.

Veja card de divulgação da live

Informações: e-mail uptemcasa@uneb.br.