24

abr

Repórter: Danilo Cordeiro, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 12:01 hrs

Guanambi: Docentes produzem máscaras para doação à comunidades em situação de vulnerabilidade

Marisela Pi, Edilma e Kátia produziram máscaras de tecido e distriburiram em unidades de saúde

Sensibilizadas com a proliferação da COVID-19, professoras do curso de Pedagogia do Departamento de Educação (DEDC) do Campus XII da UNEB, em Guanambi, estão confeccionando máscaras em tecido para doação em locais de vulnerabilidade social.

Foram produzidas e doadas 350 máscaras

O equipamento de proteção facial está sendo distribuído nos municípios de Guanambi, Palmas de Monte Alto e Matina, além de regiões com casos confirmados de testes positivos de contaminação, como a cidade de Brumado. As doações estão sendo feitas através das Unidades Básicas de Saúde (UBS). associações rurais e populacão de bairros mais carentes dos municípios.

A iniciativa partiu da professora Marisela Pi Rocha, responsável pela produção do equipamento de proteção, confeccionados na sua residência. A docente relata que teve ideia a partir da recomendação das autoridades de saúde de utilizar o acessório em tecido, evitando o uso do equipamento descartável, essencial para os profissionais da saúde.

“Quando entramos no período de isolamento, comecei a pensar em como poderia colaborar. Meus filhos são da área de saúde e estão na linha de frente nos hospitais para o combate à doença. A partir disso, tive a ideia de confeccionar às máscaras para aqueles que não têm condição de adquiri-las por conta própria”, declarou a docente.

Além de Marisela, participam da ação as professoras Edilma Cotrim e Kátia Montalvão. Até o momento foram confeccionadas 350 máscaras, distribuídas em  unidades de saúde nos bairros periféricos da cidade de Guanambi, zona rural e cidades próximas.