24

abr

Autor: Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 14:19 hrs

COVID-19: Grupo da UNEB oferta suporte para pessoas em situação de rua

Neste período da pandemia da Covid-19, o Grupo de Pesquisa e Extensão Direito à Cidade da UNEB desenvolve atividades de educação popular para pessoas em situação de rua.

Através do projeto “Cidades em Movimento”, a equipe tem realizado ações em resposta aos convites da entidade População de Rua Caminhando com São Bento.

As pessoas beneficiadas pela organização registraram dúvidas sobre os auxílios emergenciais e sobre os seus direitos em reunião, com participação de bolsistas, pesquisadores e de parceiros do Mosteiro de São Bento e da Pastoral Nacional do Povo de Rua.

A equipe disponibilizou as informações solicitadas e, posteriormente, as transformou em cards educativos, agora disponíveis no perfil do grupo no Instagram (@gpdireitoacidade).

Outras ações também estão sendo promovidas junto à população de rua e divulgadas: distribuição de quentinhas; mapeamento diário de ações (Prefeitura de Salvador e do Governo da Bahia) e dos espaços para doações, produção de tutoriais sobre prevenção à COVID-19 e de materiais informativos sobre os auxílios.

Na cidade de Salvador existem, aproximadamente, 18 mil pessoas vivendo em situação de rua, circunstância de vulnerabilidade e risco para a contaminação pelo vírus. Frente a essa realidade, o grupo foi mobilizado para atividades complementares às estatais.

Além da manutenção das ações em curso, há ainda a previsão de iniciativas que visem a articulação entre os entes governamentais e as lideranças da população de rua, para garantia da manutenção e ampliação de ações para a manutenção da vida humana.

O Grupo de Pesquisa e Extensão Direito à Cidade é vinculado ao Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I da UNEB, em Salvador.

Informações: e-mail gpdircidadeuneb@gmail.com.