15

abr

Repórter: Danilo Cordeiro/Ascom*   |   Postado por: Danilo Oliveira às 19:10 hrs

Professor da UNEB integra equipe de desenvolvimento do jogo Covid19: A Superação

O game usa o gênero RPG para alertar jogadores sobre cuidados para prevenção e combate ao novo Coronavírus (COVID-19)

Para conscientizar a população sobre os cuidados para evitar a contaminação por COVID-19, o o grupo de desenvolvedores baianos Games4learning lançou o jogo educativo Covid19: A Superação.

A iniciativa foi desenvolvida pela equipe, sediada em Lauro de Freitas, e tem como um dos seus idealizadores o professor da UNEB Roberto Luiz Souza Monteiro. O processo de produção do game contou também com colaborações de artistas e profissionais de Pedagogia.

O jogo é do gênero RPG (role-playing game – jogo de representação de papéis, em traduação livre) e propõe que os jogadores assumam o papel de personagens em um mundo fictício.

“A ideia do nosso grupo é desenvolver jogos que ensinem de forma lúdica. Quando começou a quarentena, observei que muitas pessoas não estavam ficando em casa, saíam, não tomavam cuidado. Procurei um jeito de as pessoas experimentarem o que acontece se não tomar os cuidados e também o que acontece se tomar os cuidados”, explicou o professor Roberto.

Enfrentamento à pandemia

O game é ambientado em uma cidade, onde ocorre uma pandemia do novo Coronavírus. O personagem principal é um médico, que tem como desafio instruir a população sobre os cuidados que devem ter para evitar a contaminação.

Protagonista deve usar álcool em gel ou lavar as mãos com frequência para se manter saudável

Ao mesmo tempo, o protagonista luta para salvar as vidas dos pacientes no hospital da cidade e para proteger os seus familiares e amigos.

O médico começa com um valor de unidades de “vida”, que são perdidas à medida que ele se desloca pela cidade e esbarra em objetos e pessoas contaminadas.

Para se recuperar, o personagem deve lavar as mãos ou passar álcool nelas frequentemente. Para concluir o jogo, é preciso sobreviver a todas as missões.

De forma gratuita, o Covid19: A Superação está disponível para computador (sistemas operacionais Windows, Linux e Mac) e para celular, apenas em aparelhos Android. O download para todas as plataformas pode ser feito no site da Games4learning. Há ainda uma versão online, disponível no mesmo endereço.

Imagens: Captura da tela do game

*Com informações do Portal G1 Bahia