15

abr

Autor: Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 16:28 hrs

PROBEX: UNEB inscreve projetos extensionistas de combate à COVID-19 em programa de apoio

 

A UNEB, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), vai abrir, entre os dias 17 e 21 de abril, o período de inscrição de projetos para o processo seletivo do Programa de Bolsas de Extensão (Probex) – Edição Especial de prevenção e combate à COVID-19.

Podem submeter propostas: servidores do quadro da universidade, docentes ou técnico-administrativos, desde que sejam os responsáveis pelas ações e que elas sejam condizentes com as atividades que desenvolvem na instituição.

A iniciativa visa ofertar apoio para o desenvolvimento de projetos extensionistas voltadas à prevenção e ao combate da COVID-19 na Bahia, com a participação da comunidade acadêmica. O edital assegura 100 bolsas para discentes atuarem nas atividades.

São áreas prioritárias da edição especial do Probex: Saúde, Educação e Tecnologias. Para a submissão, as propostas devem estar registradas no Sistema Integrado de Planejamento (SIP) da UNEB.

Os projetos precisam ser migrados do SIP e inscritos no Sistema de Registro e Acompanhamento dos Projetos de Extensão (Sisproex) da universidade. Todos os inscritos, com homologação pela Proex, serão enviados aos Núcleos de Pesquisa e Extensão dos Departamentos, unidades acadêmicas ou centros. A seleção será realizada pelo Comitê Gestor do programa.

Seleção de bolsistas

A divulgação dos projetos aprovados, com o devido quantitativo de bolsas, será realizada no dia 25 de abril. O período para inscrição dos discentes juntos aos coordenadores de propostas aprovadas será entre os dias 30 deste mês e 2 de maio.

Podem participar estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação da UNEB, que não usufruam de bolsa institucional de qualquer natureza, exceto as de assistência estudantil, e possuam disponibilidade para oferta de 20h semanais para as ações.

A seleção dos discentes interessados deve ser realizada pelos coordenadores dos projetos, nos dias 4 e 5 de maio. Os aprovados terão direito a uma bolsa de monitoria mensal no valor de R$ 400, durante três meses, podendo ser renovada por igual período. Os projetos contarão com até R$ 2 mil para manutenção.

As propostas podem demandar engajamento de estudantes para atividades com mediação tecnológica ou, excepcionalmente, presenciais, prioritariamente vinculadas aos projetos da área de Saúde.

A participação em atividades presenciais deve ser respaldada pelo projeto, que deve definir condições de cuidados, autorizo das autoridades de saúde para a realização dos termos de consentimento e o de responsabilidade dos coordenadores quanto a atuação em áreas de risco.

O resultado final da seleção discente será divulgado no dia 11 de maio. Coordenadores e estudantes devem assinar o termo de participação nos dias 12 e 13 do mesmo mês, e as atividades terão início já no dia 14.

Veja edital do PROBEX – EDIÇÃO ESPECIAL de prevenção e combate à COVID-19