03

abr

Repórter: Danilo Cordeiro, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 10:53 hrs

COVID-19: UNEB integra grupo colaborativo para minimizar impactos da pandemia na educação

Com objetivo de definir estratégias para auxiliar no processo de aprendizagem dos estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Superior durante o período de distanciamento social, representantes da UNEB se reuniram com integrantes das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas da Bahia e do Instituto Anísio de Teixeira (IAT).

Na reunião virtual, promovida pela Secretaria estadual da Educação (SEC), na última terça-feira (31), foi solicitado às instituições a possibilidade de disponibilizar, de forma on-line e colaborativa, cursos e atividades que já desenvolvem na sua grade acadêmica, além de planejar a produção de novos conteúdos.

A UNEB cedeu como conteúdo colaborativo cursos livres online desenvolvidos pela Unidade de Educação a Distância (Unead). Dentre os cursos oferecidos estão: Produção de Áudio e Vídeo para EaD, A Universidade Pública em Pauta, e Planejamento Participativo.

A universidade também ofertou conteúdos audiovisuais produzidos a partir dos núcleos e centros de pesquisa e da TV UNEB. São produções como entrevistas, vídeos com dicas de vestibular, filmes, séries e reportagens especiais com temas que envolvem questões raciais, cidadania, história, cultura e saúde.

A pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd) da instituição, Eliene Maria da Silva, participou da iniciativa e destacou o empenho das universidades públicas do estado, em especial a UNEB, no comprometimento com a educação e nas ações de prevenção e combate à pandemia da COVID-19.

“As universidades estarão presentes na casa dos estudantes para levar conhecimento e formação através de conteúdos educativos online. Neste momento de isolamento social, o papel da universidade é de unir esforços na promoção do ensino e da cidadania. Esta parceria mostra que estamos comprometidos na produção do conhecimento, com responsabilidade social, diante à pandemia”, declarou a gestora.

Canal das Universidades

Todo o conteúdo educativo está disponível no Canal das Universidades, lançado na última quinta-feira (2), que está hospedado no Portal da Educação, na chamada Plataforma Anísio Teixeira. A plataforma já conta com mais de 10 mil Recursos Educacionais Digitais (RED), com acesso livre por qualquer computador, notebook, tablete ou celular. O Canal das Universidades pode acessado pelo link pat.educacao.ba.gov.br.

Neste primeiro momento, as comunidades escolar e acadêmica terão acesso a uma série de conteúdos educacionais, como cursos, vídeo aulas, sequências didáticas e cartilhas, entre outros conteúdos que estarão agrupados na Plataforma Anísio Teixeira e que foram disponibilizados pelas 12 instituições públicas de Ensino Superior da Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA), com links para seus respectivos ambientes. Na segunda etapa, o canal ganhará mais funcionalidades, permitindo uma melhor usabilidade por parte dos educadores, além de poder receber conteúdos multimídia.

Foto: Ascom SEC-BA