24

mar

Repórter: Danilo Cordeiro, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 12:19 hrs

Egresso da UNEB desenvolve App com orientações e dados atualizados sobre novo Coronavírus

O aplicativo traz dados atualizados em tempo real

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), inúmeras notícias falsas começaram a circular na internet provocando um cenário de desinformação sistemática e pânico.

Com o intuito de disseminar o conhecimento científico e combater as fake news sobre a pandemia, Arlindo Matheus, egresso do curso de Ciências Biológicas, do Campus IX da UNEB, em Barreiras, desenvolveu o aplicativo “Quarentena Informada”.

Disponível desde 19 de março, o dispositivo abriga informações relevantes à pandemia do Coronavírus, notícias sobre a ação biológica e origem do vírus, atualizações de pesquisas sobre vacinas e medicamentos, e previsões dos cientistas com base no avanço do vírus pelo mundo.

Arlindo desenvolveu o aplicativo com o objetivo evitar a desinformação.

O usuário ainda tem acesso às orientações da OMS e ao mapa em tempo real de pessoas infectadas no mundo. A cada nova informação divulgada sobre o COVID-19, o aplicativo é atualizado.

“A ideia surgiu após uma discussão em um grupo de Whatsapp, em que algumas pessoas levantaram especulações e notícias falsas sobre a origem do coronavírus. Vendo a necessidade de evitar a circulação de fake news sobre o assunto, decidi criar um aplicativo simples e de fácil acesso, que pudesse ser compartilhado entre todos”, explicou Arlindo, que atualmente é mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob).

O aplicativo foi desenvolvido no Glide App, que tem como base uma planilha do Google. A plataforma utiliza tecnologia PWA, do inglês Progressive Web App, uma forma híbrida que une aplicações móveis e web, cujo acesso é possível sem a necessidade de download, através do link quarentenainformada.glideapp.io.