21

mar

Repórter: Danilo Oliveira   |   Postado por: Danilo Oliveira às 18:42 hrs

UNEB fortalece seu ambiente virtual (AVA) para avaliações finais do semestre 2019.2

Desde a última semana, as equipes da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) e da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) da UNEB trabalham para garantir as condições necessárias à realização das avaliações finais do semestre 2019.2 com mediação tecnológica.

A iniciativa visa atender as recomendações da comissão específica da UNEB frente ao novo Coronavírus (Nota 2 – 17/03/2020) e da Resolução Nº 1.406/2020 (20/03/2020) do Conselho Universitário (Consu), instância máxima deliberativa da instituição, que orientam a realização das provas finais “via suporte online”.

Para o atendimento dessa demanda, a base de dados dos estudantes da modalidade presencial foi incorporada ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da universidade. Assim, os professores devem realizar suas solicitações de Sala Suporte para o respectivo componente curricular (veja orientação).

Até hoje (21), os 50 pedidos feitos já foram atendidos pela equipe de trabalho da universidade. Para solicitar o(a), docente deve encaminhar e-mail para avaunead@uneb.br com:

a) nome completo;
b) nome do componente curricular com código (Cadastro do Portal Sagres);
c) CPF;
d) e-mail institucional.

Após formalizar a solicitação, que deve ser feita através do e-mail institucional, os docentes receberão, também via e-mail, login e senha, e devem seguir as orientações.

Se restarem dúvidas, docentes devem encaminhar mensagem para o e-mail avaunead@uneb.br, com cópia para ofertasemipresencial@uneb.br.

Mediação tecnológica

De acordo com a comunicado da Prograd, divulgadas na última sexta-feira (20), recomenda-se adotar o seguinte cronograma para as atividades de conclusão do semestre 2019.2:

– Período de avaliação final: 23/03/2020 a 03/04/2020;
– Último dia para fechamento das cadernetas eletrônicas: 04.04.2020.

Somente após criar as atividades finais e estando a sala e atividades prontas, os docentes poderão informar aos seus discentes da disponibilidade do componente curricular.

Professores devem disponibilizar para os seus alunos login e senha, informações imprescindíveis para realização das atividades no AVA. Essa ação permite a auto-matrícula discente na Sala Suporte.

O espaço virtual de suporte pedagógico ao ensino presencial disponibilizado aos professores permite que docentes e discentes tenham um ambiente de mediação da aprendizagem que ultrapasse os limites de tempo e espaço da sala de aula.

Permite ainda a organização e disponibilização de material digital, de sítios e de redes sociais utilizadas por professores e estudantes para a discussão, bem como otimiza a comunicação no processo ensino-aprendizagem.

Avaliações à distância podem acontecer como testes online utilizando mecanismos que permitem, em tempo cronometrado ou não, a resposta às questões de múltipla escolha (formulários) e enviadas. Veja tutorial para utilização das interfaces disponíveis!

INSTRUÇÕES PARA DOCENTES:

– Solicitar a Sala, conforme indicado no processo SEI;
– Acompanhar o recebimento do e-mail com login e senha;
– Organizar as atividades na Sala (ver tutoriais disponibilizados, havendo dúvida solicitar orientação pelo avaunead@uneb.br);
– Enviar login e senha para os discentes, além das orientações de acesso que foram passadas pelos UNEAD/AVA/NTIC;
– Acompanhar recebimento de login, senha e orientações;
– Acompanhar a execução das atividades por parte dos alunos;
– Corrigir a(s) atividade(s) ou checar a nota disponibilizada no AVA, de acordo com a parametrização;
– Lançar nota no Portal Sagres.

INSTRUÇÕES PARA DISCENTES:

– Receber do docente login e senha;
– Entrar no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na Sala/Disciplina correspondente, conforme orientação enviada pela UNEAD aos docentes;
– Trocar a senha;
– Executar a(s) atividade(s), conforme orientação do docente.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UNEB

Orientações para solicitação de Sala Suporte e tutoriais

Imagem (home): Reprodução